A Escola de Educação Básica (EEB) Balduíno Cardoso, do município de Porto União, está realizando neste ano uma série de eventos alusivos a comemoração do seu primeiro centenário, que acontece no dia 28 de setembro. São diversas atividades que envolvem alunos, professores e toda comunidade.
Durante toda semana, foi realizada exposição do acervo histórico da instituição. Para quem quiser conhecer um pouco mais ou relembrar da história da escola, o local da exposição é no Armazém 1 nas dependências da Estação União, com visitação aberta ao público.
No local estão expostos desde fotos históricas, até uniformes da instituição, livros de matrículas entre outras curiosidades. “Vale muito a pena conhecer um pouco mais desta importante instituição. Belo trabalho desenvolvido e merecida homenagem pelo seu centenário”, destacou o secretário executivo regional da ADR Canoinhas, Aloísio Francisco Salvatti, que visitou a exposição na manhã desta quinta, 29.
As ações dos 100 anos da escola estão sob coordenação da assistente técnico pedagógico Jucélia Gotardo, e com o envolvimento de toda equipe escolar e administrativa durante as atividades, que estão ocorrendo durante todo ano. Para dar início às comemorações a escola lançou um vídeo comemorativo da instituição em prol da educação catarinense.
A diretora Alice Vogel Vilicginski explica que a cada mês estão sendo promovidas ações, valorizando tão importante momento. “Tivemos o vídeo comemorativo, concurso do logotipo dos 100 anos, galeria de gestores, encontro de ex-diretores, exposição e ainda teremos muitas outras atividades, incluindo o jantar comemorativo, a ser realizado no mês de outubro”.
No próximo mês será lançado mais um vídeo contando a história da escola e biografia do professor Balduíno Cardoso. Já no mês de agosto será realizada também a “Roda de Chimarrão”, com ex-alunos e ex-professores. Já no final do ano será realizado o “Show de Talentos”, envolvendo ex-alunos, professores e toda a comunidade. A escola e toda sua equipe se engajaram para fazer uma grande comemoração durante todo o ano letivo.
A exposição segue até essa sexta-feira dia 30, no período da manhã, das 09h às 11h30; a tarde, das 13h30 às 17h e noite, das 19h às 21h.