Dar um basta às drogas e a criminalidade, através de ações preventivas junto à comunidade. A ideia foi proposta pelo juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto durante encontro que envolveu ainda o prefeito Julio Ronconi, o vice Roberto Albuquerque, o presidente da Câmara Ronei Lovemberger, a secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton e o promotor Diogo Luiz Deschamps. A união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário pretende realizar ações conjuntas em Rio Negrinho, oferecendo oficinas de capacitação e trabalho, através de parcerias que deverão envolver ainda a iniciativa privada.
A proposta foi apresentada por Rubens, que deixou claro que apenas com a união entre os poderes será possível atingir objetivos concretos. “Estamos com muita vontade de trabalhar, mas sozinhos não vamos a lugar algum”, destacou ele. Conforme o juiz, o ponto de partida seria a criação de um Conselho da Comunidade, mas que tenha função prática e junto à sociedade, e não apenas teórica. “Não queremos criar mais um conselho, não queremos tirar força de outros”, explicou Rubens, destacando que o objetivo é somar forças em prol da resolutividade.
Durante a reunião, foram discutidas sugestões de oficinas e capacitações, com o objetivo de treinar jovens em áreas como da construção civil (pedreiros e auxiliares), elétrica básica, jardinagem, entre outros. “E possibilitar alternativas de trabalho”, observou o prefeito Julio Ronconi. Além disso, ações semelhantes atenderiam também pessoas que cumpririam penas alternativas, prestando serviços comunitários em prol da comunidade. O vice-prefeito Roberto Albuquerque sugeriu ainda a construção de um horto municipal, que produziria mudas de hortaliças e de flores, usando a mão-de-obra do projeto. “Uma das minhas metas é a construção de um horto em Rio Negrinho, e assim ficaria muito mais fácil”, explicou Beto.
Nas próximas semanas novos encontros deverão ocorrer com o objetivo de tornar o projeto realidade ainda neste ano em Rio Negrinho. “Precisamos buscar soluções, e a Prefeitura é parceira nestas iniciativas”, destacou Julio.