O público lotou o auditório do Instituto Federal Catarinense em São Bento do Sul, na tarde desta quinta-feira (8), para a segunda tarde do Ciclo de Palestras, evento integrante da programação para o Mês do Meio Ambiente.
Organizado pela Prefeitura de São Bento do Sul, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Departamento de Meio Ambiente, e contando com o apoio do Instituto Federal Catarinense, duas palestras encerraram a programação:
Tráfico de animais silvestres e CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, com a palestrante Ana Carolinna Fredianeli, do CETAS PUC/PR / IBAMA, de Tijucas do Sul-PR, e A PMA- Polícia Militar Ambiental de SC e a Proteção do Meio Ambiente, com o palestrante Subtenente PM Rinaldo Nascimento Vicente, do 1º Batalhão de Polícia Ambiental de Joinville-SC.
Na abertura do evento, o vice-prefeito e secretário de Obras, e Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Dreveck, agradeceu a presença maciça dos alunos do IFC.
Em sua mensagem, Márcio destacou a característica de São Bento do Sul em preservar os recursos naturais, comentando que 50% da área do município é protegida e destacou as ações do PSA – Pagamento sobre Serviços Ambientais do Rio Vermelho, comentando inclusive sobre o planejamento para a criação de mais duas áreas de PSA no município, uma no rio Banhados e outra no rio Negrinho.
Palestras - Sobre Tráfico de animais silvestres e CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres, a palestrante Ana Carolinna Fredianeli, inicialmente esclareceu o conceito de animais silvestres, para que o público pudesse compreender quais são os animais que podemos e não podemos ter em nossas casas.
Ana também colocou em pauta o tema “Saúde única”, destacando que todos devemos pensar no conceito de saúde única como a saúde humana juntamente com a saúde animal e a saúde ambiental, pois uma complementa a outra.
O tema principal foi o tráfico de animais, e a palestrante inclusive mencionou que anualmente estima-se que giram em torno de 10 bilhões de reais oriundos do tráfico dos animais silvestres, e de cada 10 animais capturados pelo tráfico, 9 morrem pelas péssimas condições em que permanecem antes de serem comercializados.
Algumas imagens foram apresentadas para demonstrar um pouco das condições terríveis pelas quais os animais são submetidos pelo tráfico. As imagens tiveram reações dos alunos durante a palestra.
Já o Subtenente PM Rinaldo Nascimento Vicente, do 1º Batalhão de Polícia Ambiental de Joinville-SC, que apresentou o tema A PMA- Polícia Militar Ambiental de SC e a Proteção do Meio Ambiente, falou aos alunos sobre a questão das denúncias recebidas diariamente pela Polícia Ambiental. Rinaldo comentou que em média cinco denúncias são recebidas diariamente, e a grande maioria é sobre animais silvestres em cativeiro.
Em sua palestra, Rinaldo também destacou a importância de se conscientizar quanto à pequenas ações que no dia a dia fazem a diferença na preservação do meio ambiente, como não jogar lixo na rua, economizar energia e não desperdiçar água.
Conforme comentou o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, "o Ciclo de Palestras cumpriu com seus objetivos e foi ótimo. Toda a equipe do Meio Ambiente trabalhou muito para a realização deste evento e dos demais que seguem na programação", destacou.