Nesta semana, ocorreu a primeira reunião envolvendo o grupo de pessoas que será responsável em planejar o Natal Encantado Rio Negrinho. A reunião foi convocada pelo prefeito Julio Ronconi, e envolveu servidores que estarão ligados diretamente ao evento, além de voluntários que já atuaram na organização em anos anteriores e que possuem a expertise necessária para que o evento natalino possa voltar a ser referência na região, atraindo turistas e permitindo a entrada de renda e de novos empregos na cidade.
A reunião contou com presença de integrantes das Secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cultura, e Comunicação, e ainda membros da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e da Acirne (Associação Empresarial de Rio Negrinho). “Sabemos que está um pouco em cima para fazermos essa programação, a ideia é que neste ano fazemos um evento já diferenciado, mas já se preparando para o próximo ano”, frisou o prefeito.
Conforme Julio, a ideia é que toda a comunidade seja envolvida. “Precisamos da ajuda de todos, pois o maior beneficiado será o município”, ressaltou ele, lembrando que a vinda de turistas para Rio Negrinho é benéfica. “Eles vem aqui e gastam. São valores que ficam para a cidade”, observou ele, lembrando que este incremento na receita permite maiores investimentos nas áreas prioritárias, como Saúde, Educação e Geração de Emprego. “Temos um potencial turístico enorme e o Natal Encantado era um grande atrativo, mas que não teve a sequência desejada. Vamos retomar ele, para que volte a ser referência”, observou Julio.
Patrícia Berkembrock Valandro, que trabalhou nas primeiras edições do Natal Encantado e que se colocou à disposição para atuar como voluntária neste ano, frisou que é necessário voltar a incentivar a questão ambiental e social que havia no evento, quando a comunidade era mobilizada a recolher garrafas PET que eram usadas na decoração. A ideia foi defendida também por Maria Kingerski, que também atuou na organização dos primeiros natais e igualmente se colocou à disposição para atuar voluntariamente na organização.
Uma das primeiras ações a serem realizadas será um inventário do material ainda disponível, e em quais condições eles estão. Para isso, um encontro foi agendado para ocorrer às 8 horas desta sexta-feira, no Pavilhão dos Imigrantes, onde estão guardados os materiais natalinos. “Precisamos ver como estão as estruturas metálicas, em que condições se encontram”, lembrou Patrícia. Outras questões também já serão discutidas nos próximos dias, como programação, atrações e parcerias, porém já ficou definido que a abertura oficial ocorrerá no dia 18 de novembro, no Centro Cívico