Uma caminhada pelas ruas centrais de São Bento do Sul, nesta quinta-feira (25), marcou mais uma ação da equipe e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) pelo Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio).
A atividade, que contou com a participação de alunos do curso de Psicologia da UNC/Rio Negrinho, teve como objetivo chamar a atenção pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e pelo fim dos manicômios.
Antes da caminhada, os participantes visitaram alguns departamentos da Prefeitura e entregaram corações em feltro confeccionados pela equipe do Caps. Uma lembrança produzida pelos alunos da UNC também foi entregue.
A ação seguiu então para as ruas, onde os participantes, cantando canções e com cartazes em mãos, abordavam as pessoas que, além de receberem a lembrança, eram orientadas sobre o direito das pessoas que possuem sofrimento mental intenso e persistente em viverem em sociedade e de receberem cuidado e tratamento.
Atividades - A Semana Nacional da Luta Antimanicomial iniciou na semana passada, com a instalação de uma faixa em frente ao Caps. Oficinas para confecção dos corações também foram realizadas.
Números - O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) de São Bento do Sul estálocalizado na Rua João Pauli, no bairro Colonial, e atende diariamente, 30 pessoas.