O prefeito Júlio Ronconi esteve nesta terça-feira em Joinville, onde teve reunião com o prefeito Uso Doehler. A visita tratou de assuntos da Amunesc - Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina, e também a troca de experiências entre os dois municípios. Nos próximos dias, técnicos de Rio Negrinho irão a Joinville conhecer o sistema de gestão digital usado por Udo e que vem agilizando a gestão pública, eliminando papéis e desburocratizando os processos.
Conforme Udo, o sistema usado em Joinville é pioneiro e foi doado pelo TRF - Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. "Hoje assino decretos e despacho pelo meu smartphone", citou Udo.Para o prefeito rio-negrinhense, é de fundamental importância que um sistema semelhante seja implantado em Rio Negrinho. "Isso dará mais dinamismo à gestão pública, e mais transferência", observou Júlio, informando ainda que já fez contato com o TRT e que em agosto técnicos estarão em Rio Negrinho.
" Como temos pressa, queremos nos antecipar e já conhecer o sistema, para que ele torne-se realidade o quanto antes", ressaltou Júlio.Outro tema que deverá ser compartilhado com Rio Negrinho é o programa Cidade Legal, que desburocratizou a área de aprovação de projetos em Joinville. "É um sistema fantástico, que deu agilidade na liberação das obras, permitindo maior desenvolvimento da cidade", explicou o secretário de Gestão de Joinville, Afonso Carlos Fraiz.Ambos sistemas fazem parte do projeto do prefeito de Rio Negrinho, chamado de Observatório de Gestão, que visa dar mais transparência e agilidade ao serviço público.
Outras ações também estão sendo trabalhas e que deverão ser colocadas em prática em breve.