Nesta segunda-feira (22) os prefeitos dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Quiriri estiveram reunidos para a Assembléia Geral Ordinária realizada desta vez no município de Corupá. De forma itinerante, as assembléias do Consórcio ocorrerão em todos os quatro municípios, prestigiando cada um dos consorciados.
Como anfitrião, o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, juntamente com seu vice-prefeito Arno Celso Neuber, receberam o prefeito de São Bento do Sul e presidente do Consórcio Quiriri, Magno Bollmann, o prefeito de Campo Alegre e vice-presidente do Consórcio, Rubens Blazkowski, e o prefeito de Rio Negrinho Julio Ronconi.
A secretária Executiva Leoni Furst iniciou a pauta da assembléia que destacou dois momentos: o debate sobre a possibilidade de se realizar o projeto para construção do Lar do Idoso através do Consórcio Quiriri, e a apresentação do programa Acolhida da Colônia.
Lar do Idoso
O prefeito Magno Bollmann apresentou o tema aos demais prefeitos. Conforme explanou, o Lar do Idoso é um projeto da primeira gestão do prefeito, e na ocasião, com o primeiro projeto realizado pela AMUNESC, teria uma ampla estrutura adequada para receber 150 idosos.
Magno destacou alguns pontos positivos do projeto e inclusive a possibilidade do município receber recursos que poderiam ser aplicados para a realização da obra. O objetivo, segundo o prefeito, é realizar este projeto através do Consórcio Quiriri, envolvendo os quatro municípios, e proporcionar condições para estes municípios disporem de uma moderna estrutura para atender suas demandas.
"Teremos que avaliar todos os trâmites, mas preliminarmente já adianto que o estatuto do Consórcio nos permite realizar um projeto como este, e estaríamos atendendo às nossas necessidades", disse.
Os prefeitos apoiaram a idéia e decidiram por se aprofundar no assunto e avaliar as reais condições de concretizar este projeto. Magno destacou que um terreno já estava à disposição para esta obra, e que levaria a idéia adiante com o aval de todos os prefeitos. "É um grande projeto para nossa região e vamos trabalhar para concretizá-lo", disse.
Acolhida na Colônia
Outro tema da assembléia contou com a apresentação da engenheira agrônoma Lucilene Assing, técnica do projeto Acolhida na Colônia no município de Santa Rosa de Lima e municípios vizinhos.
Conforme explicou aos prefeitos, "em Santa Rosa de Lima ocorreu que alguém de fora da região nos disse que a cidade era maravilhosa, que as propriedades eram lindas e o que se fazia nelas era muito especial. As pessoas da cidade não conseguiam ver isso, pois era o nosso dia a dia, mas entendemos o quanto isso poderia ser especial para os turistas, e começamos com a idéia do Acolhida na Colônia, onde os agricultores se organizaram, melhoraram sua estrutura, e passaram a receber os turistas", explicou.
Lucilene ainda comentou que ao se criar um roteiro na região, as propriedades conseguiram reunir pousadas, restaurantes e os atrativos turísticos de forma organizada, atendendo com qualidade os turistas. "Quando começamos com o projeto os jovens estavam deixando as propriedades rurais, e somente 6 famílias acreditaram e trabalharam com essa idéia. Hoje são 20 famílias associadas e os jovens estão se especializando na área e não desejam mais deixar o campo", disse.
O prefeito Magno Bollmann avalizou o que Lucilene apresentou. "Nossos produtores já visitaram aquela região e após a visita a atividade melhorou muito. Visitar os locais onde o programa funciona e se desenvolve é muito positivo", concluiu.
A apresentação teve objetivo de propor parceria com o consórcio para fomentar o projeto na região. Todos os prefeitos acharam a apresentação muito positiva e algumas propostas serão analisadas para firmar parceria.