Durante esta semana (15 a 19 de maio), o hall da Prefeitura recebe a exposição fotográfica “Cidades na Polônia e no Brasil: entre a Modernidade e a Tradição”. A abertura da exposição ocorreu nesta segunda-feira (15) e contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, do presidente interino da Fundação Cultural, Márcio Brosowsky, e de integrantes da Sociedade Varsóvia de São Bento do Sul.
Parceria entre a Fundação Cultural, a Sociedade Varsóvia de São Bento do Sul e a Casa de Cultura Polônia Brasil de Curitiba, a exposição fotográfica “Cidades na Polônia e no Brasil: entre a Modernidade e a Tradição” é o resultado do trabalho de três fotógrafos de ascendência polonesa que retornaram à terra de seus avós para resgatar através do olhar, os traços contemporâneos da moderna sociedade polonesa e também aqueles que se mantiveram através dos anos e de todas as mudanças políticas e sociais.
Esse olhar se estende também a diversas cidades brasileiras, tendo como proposta do projeto uma questão central: “como vem ocorrendo, nestes últimos 25 anos, a reconfiguração das cidades polonesas e brasileiras?”. O objetivo geral foi identificar e fotografar elementos que caracterizavam a modernidade em cidades na Polônia e no Brasil, assim como compreender como ocorre o diálogo entre o antigo e o moderno, de que modo a cultura polonesa permanece na configuração destas cidades e identificar os equipamentos urbanos, monumentos históricos, expressões populares, festividades e celebrações que contenham representações simbólicas da cultura polonesa.
Após passar pela Prefeitura, a exposição segue do dia 22 a 26 de maio para o Shopping Zipperer. “É um momento muito importante trazer essa exposição para São Bento do Sul, justamente quando ocorre neste domingo (21), no Bandeirantes, a 20ª "Polski Festyn (festa com almoço polonês), conta Márcio.
“É uma maneira de enaltecer a cultura polonesa, tão presente na nossa região”, disse o prefeito Magno Bollmann.