Parque Estadual da Serra do Tabuleiro permite observação de aves (Foto: Divulgação/Fatma)
No próximo sábado (13) acontece o Global Big Day, dia que os amantes da observação de pássaros em todo o mundo se dedicam a encontrar o maior número de espécies em um período de 24 horas. Por conta da data, os parques estaduais de Santa Catarina terão esquema especial, com horários diferenciados e autorização para grupos de observadores.
"O Global Big Day é uma brincadeira mundial", diz Daniel de Araújo Costa, chefe do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, um dos parques que devem receber observadores. No evento, os participantes postam em uma plataforma online quais pássaros avistaram e em que lugares. Veja mais informações sobre o Global Big Day aqui.
"Essa proposta é interessante, podem ser descobertas novas ocorrências", diz Daniel, lembrando que, somente na ilha, podem ser vistas mais de 200 espécies diferentes. Segundo ele, os observadores com experiência poderão percorrer as trilhas com caminho marcado desde o início da manhã até o fim do dia, além de dispôr da estrutura do parque.
Segundo a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), estima-se que mais de 1,8 mil pessoas pratiquem essa atividade só em Santa Catarina. “Essa forma de observação de pássaros exige muita concentração e silêncio, mas quem gosta de aves e ainda é leigo no assunto pode participar fotografando em locais como praças ou até no quintal de casa”, diz o técnico da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e chefe do Parque Fritz Plaumann, Carlos Cassini.
Serra Furada (Orleans e Grão-Pará) - serrafurada@fatma.sc.gov.br
Rio Vermelho (Florianópolis) - daniel@fatma.sc.gov.br
Fritz Plaumann (Concórdia) - contato@parquefritzplaumann.org.br
Araucárias (São Domingos) - grimpeiro@gmail.com
Acarai (São Francisco do Sul) - acarai@fatma.sc.gov.br
Serra do Tabuleiro (Palhoça) - centrodevisitantestabuleiro@gmail.com
Rio Canoas (Campos Novos) - leila@fatma.sc.gov.br
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/parques-estaduais-de-sc-terao-esquema-especial-para-dia-mundial-de-observacao-de-passaros.ghtml