Quando se faz uma campanha eleitoral um dos temas mais abordados e solicitados pela comunidade nas reuniões é pavimentação de ruas.
No município de São Bento do Sul são aproximadamente 800 quilômetros de vias, e destes, cerca de 150 quilômetros são pavimentados, seja com paralelepípedos, lajotas ou asfalto.
Um dos grandes desafios da administração Magno Bollmann e Márcio Dreveck é trabalhar para pavimentar o maior número possível de vias, porém, tudo isto demanda de recursos que o município precisa buscar fora, seja através de convênios com o Governo Estadual ou Federal, ou financiamentos.
Mas há um quesito muito importante para que se possa pleitear a pavimentação de uma via: o projeto.
E é nesta etapa que antecede a pavimentação, que a administração, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, atua elaborando projetos para pavimentações das vias.
Diferentemente do que ocorreu nos últimos anos, quando algumas vias foram pavimentadas e apresentaram problemas estruturais, onde o asfalto rachou, quebrou e diversos buracos foram verificados, a atual administração vem elaborando projetos que exigirão, inclusive, a análise de solo através de sondagem, ou seja, uma análise técnica rigorosa das condições do solo abaixo da via que receberá pavimentação, para que problemas como os ocorridos sejam evitados.
Conforme explica o secretário de Planejamento e Urbanismo, engenheiro Luiz Claudio Gayer Schuves, "poderíamos dizer que a sondagem é um exame do solo onde iremos trabalhar. Analisamos camadas do solo para termos a certeza de como preparar a base da via. As análises são realizadas por amostragem, são dados estatísticos, e com esta verificação iremos diminuir muito as chances de ocorrer problemas na via após a pavimentação", concluiu.
Cobranças da comunidade - Um dos exemplos da falta de planejamento ocorrida recentemente foram os trabalhos iniciados na rua Daniela Patrícia Mengarda, no bairro Rio Negro, contratada através do programa de pavimentação comunitária.
Nesta via, por exemplo, a secretaria de Obras terá que retirar todo material depositado como sub base e sub leito, e providenciar a substituição por material adequado, tudo isso porque o material aplicado não apresenta boas características para o suporte da carga que a via recebe.
Neste trecho com pouco mais de 700 metros de extensão não foi realizada sondagem no solo, que somado ao material inadequado utilizado, acaba gerando atraso na pavimentação e prejuízo aos cofres públicos.
Outra via onde a pavimentação está sendo cobrada pela comunidade é a Rua João Muhlbauer, no bairro Serra Alta.
Conforme explica o vice-prefeito e secretário de Obras Márcio Dreveck, "esta via é um de nossos compromissos firmados com a comunidade, e iremos pavimentá-la, porém, seguiremos todos os procedimentos para que os serviços sejam executados com profissionalismo e qualidade, para que não ocorram problemas como alguns que estamos verificando", disse.
Para Dreveck a análise de solo através de sondagem é fundamental. "Estamos iniciando o procedimento para licitar esse serviço de análise de solo. Assim teremos informações técnicas para podermos realizar um serviço com maior qualidade e menor risco de problemas estruturais futuros nas vias que receberão pavimentação. Desta forma estaremos realizando um com aplicação responsável dos recursos públicos", explicou.
A licitação para a contratação destes serviços de análise de solo através de sondagem deverá ocorrer em breve.
O termo de referência para contratação dos serviços foi realizado e já encontra-se na Câmara de Vereadores, onde aguarda votação de suplementação de orçamento para lançamento do edital e contratação do serviço.
A contratação prevista com esta licitação será de análise para 5 quilômetros de vias com projetos imediatos.
Vale lembrar que a prioridade para pavimentações são os acessos e ligações de vias no município.
Fundo de pavimentação - Uma das ações que estão sendo trabalhadas pela administração para profissionalizar a pavimentação no município é a criação do Fundo de Pavimentação.
A criação deste fundo já está em fase de estudos e funcionará basicamente da seguinte forma:
Ao se realizar a pavimentação de uma via, será cobrada a contribuição de melhoria que será destinada dentro do que a legislação permitir para o fundo de pavimentação.
Desta forma, este fundo terá condições de manter recursos que serão destinados à novas pavimentações, criando um ciclo que garantirá pavimentações contínuas no município a longo prazo.
Inovando - O Fundo vem para inovar a questão da pavimentação, pois a maior dificuldade das administrações sempre foi a obtenção de recursos para esta aplicação.
Para se ter uma idéia, fazendo um comparativo a grosso modo, considerando uma média de pavimentações realizadas historicamente no município, estima-se que levará em torno de cem anos para pavimentar 100% das vias em São Bento do Sul, isso sem considerar a abertura de novas vias que necessitarão de pavimentação também.
"Nós queremos iniciar algo diferente que possa mudar a forma de trabalho e garantir que as pavimentações possam prosseguir de forma contínua no município, em todas as administrações", disse Luiz Claudio Schuves.