Na manhã desta quinta-feira (04) a Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Trânsito Urbano - DETRU, realizou na Praça Getúlio Vargas a solenidade que marcou a abertura do "Maio Amarelo".
Contando com a presença do prefeito Magno Bollmann, vice-prefeito Márcio Dreveck, vereador Claudiomar Wotroba, Sargento Tiago Manchalowski, da Polícia Militar, Tenente Bruno Souza de Albuquerque, do Corpo de Bombeiros, além de demais autoridades, alunos das escolas Osny Vasconcellos, Castelo Branco, São Bento e APAE, e do SESC, a solenidade de abertura do Maio Amarelo contou com uma programação especial para o público participante.
Na ocasião, o prefeito Magno Bollmann destacou a importância de se tratar do tema trânsito desde cedo com os jovens nas escolas.
"O trânsito para nós é um grande desafio. O poder público atua para planejar e executar ações com o objetivo de trabalhar a questão do trânsito não só para proporcionar o fluxo de veículos e pedestres, mas também nos preocupamos com ações para garantir maior segurança no trânsito", disse o prefeito.
Magno também comentou sobre a situação da poluição que é causada justamente pelos veículos que todos utilizamos diariamente.
Simulação - O Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul participou da abertura do Maio Amarelo realizando uma simulação de acidente de trânsito e socorro à vítima.
Toda a simulação foi realizada na Rua Barão do Rio Branco, em frente a escadaria da Igreja Matriz.
O trânsito foi interrompido, e a simulação de um atropelamento e socorro à vitima foi apresentada para o público que tomou as calçadas em volta do local onde os bombeiros realizaram os procedimentos de socorro.
Caminhada - E encerrando o evento, todo o público participou de uma caminhada pelas ruas do anel central da cidade com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do Maio Amarelo.
Os alunos levaram faixas com mensagens como : "Bebida e direção. O efeito do álcool passa, a culpa fica para sempre".
Ao longo deste mês o DETRU estará realizando diversas palestras na escolas pelo município.
Maio Amarelo - O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.