Compartilhar o projeto de melhoria existente na empresa Oxford Porcelanas com o grupo de profissionais que integram o Núcleo de Qualidade da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) foi o objetivo da reunião itinerante realizada na manhã desta quarta-feira, 26, além do compartilhamento, o grupo também visitou a área fabril da empresa.
A visita foi conduzida pelos profissionais Everaldo Guedes e Vilson Silva, também integrantes do núcleo, que contaram que a empresa não possui certificação desde 2006, mas que se mantem nos padrões de qualidade da ISO 9001, além das auditorias frequentes que passa por clientes como Avon, Natura, Starbucks e Nestlé. A empresa é auditada, internamente e externamente, nos 23 setores. Eles explicaram que a empresa de Espírito Santo ainda não está sendo auditada por não ter nem um ano de fundação, mas ela também segue os moldes de normalização. “Os clientes mandam um manual do que é necessário e na sequência seguem para a auditoria, principalmente os produtos institucionais do ramo alimentício” frisou Everaldo. Ele completou dizendo que após a auditoria é gerado um relatório e também há um canal de comunicação com a Starbucks, por exemplo, para que caso aconteça problemas com os produtos seja relatado e solucionado.
A empresa trabalha também com Equipes de Qualidade e Produtividade (EQP), sendo 27 equipes formadas nos quatro turnos de funcionamento da empresa, cerca de 140 pessoas envolvidas. “5W2H é a ferramenta utilizada para os EQPs. Os projetos não são bonificados, para não instigar competição. É realizada uma festa de confraternização com todos os integrantes” explicou Everaldo.
Novos integrantes – três novas empresas passaram a ingressar o Núcleo de Qualidade: Metalúrgica Wind, Nasa e 3 Irmãos.