Semana passada publiquei o artigo “Tempo de contribuição (ou tempo de serviço): explicação descomplicada [INSS]” e perguntei se os leitores gostariam que eu publicasse um tutorial em vídeo sobre uma planilha gratuita para calcular tempo de contribuição e bastante gente disse que sim:)
Segue abaixo um tutorial para calcular tempo de contribuição com uma planilha gratuita de excelente qualidade. Para mais dicas de cálculos previdenciários, inscreva-se na minha mais nova palestra online e gratuita, na qual eu explico dominar cálculos previdenciários para faturar até 2 vezes mais.
Levantar documentação do cliente, principalmente CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Também é importante fazer uma entrevista com o cliente para confirmar se os vínculos / atividades que aparecem nesses documentos estão corretos. Muitas vezes, podem estar faltando alguns vínculos e você terá que providenciar o acerto do CNIS.
Entre no blog “Tempo de Serviço” (clique no link e digite este endereço no navegador: http://tempodeservico.blogspot.com.br/ )
Clique no link para a “versão mais recente da Planilha”. Este link te encaminhará para a versão mais recente da planilha de simulação de tempo de contribuição. É sempre bom checar o blog para verificar se foi lançada uma nova versão.
A planilha de simulação de tempo de contribuição foi desenvolvida no “Google Sheets”, que é o “Excel” da Google. Não é preciso baixar nenhum programa, pois ele roda direto no navegador, basta fazer o login com sua conta Google.
[Obs.: Eu já prometi que eu vou fazer vídeos tutoriais para ensinar os colegas a utilizar os programas da Google e não me esqueci! Comente abaixo se você quer um tutorial sobre Google Sheets, Google Drive, Google Docs, etc.]
Créditos - Esta planilha foi desenvolvida por servidores da Justiça Federal:
Não é possível utilizar a planilha diretamente, pois ela é compartilhada entre todos e está bloqueada para edições. Portanto, é preciso fazer uma cópia da planilha para os seus arquivos. Clique em “arquivo” e, em seguida, “fazer uma cópia”.
Depois disso, o sistema vai abrir uma caixa para você nomear a planilha. Nomeie (eu sempre uso o nome do cliente) e clique em OK.
Preencha os dados obrigatórios da planilha:
O item abaixo, “Reafirmação da DER”, não é obrigatório, mas você pode utilizar se quiser reafirmar a DER. Sobre este assunto, recomendo meu artigo “Reafirmação da DER no INSS: você ainda vai precisar!”.
Obs.: DER = Data de Entrada do Requerimento. Caso ainda não exista requerimento, utilize a data do cálculo.
Agora, preencha o histórico de trabalho do cliente, colocando, em cada linha, as datas de início e fim dos vínculos. No meu exemplo, a cliente tem o seguinte histórico:
Após preencher os períodos de trabalho, a planilha calcula o tempo de contribuição automaticamente.
Existem três marcos temporais importantes no direito previdenciário (EC 20/98, Lei 9.876/99 e a DER) e a planilha calcula o tempo e contribuição para cada um deles. Para saber o tempo de contribuição total, analise o último marco temporal (DER).
A planilha também calcula a pontuação da regra 85/95, o que é muito conveniente.
Por fim, ela ainda analisa o tempo de contribuição para os três marcos temporais e verifica se o segurado teria direito a alguma aposentadoria por tempo de contribuição (cada parágrafo é referente a um marco temporal, sendo o último parágrafo referente à DER). Ela não analisa outros tipos de aposentadoria, como por idade e especial.
Se você quiser imprimir ou salvar a planilha no seu computador, siga o seguinte caminho: “arquivo” - “fazer download como” - escolha o formato desejado. Pronto!
Se gostou do tutorial, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais! Assim, você ajuda outros colegas com a informação e me incentiva a continuar produzindo conteúdos assim:)
https://alestrazzi.jusbrasil.com.br/artigos/450039145/como-calcular-tempo-de-contribuicao-planilha-gratuita-de-simulacao?utm_campaign=newsletter-daily_20170419_5160&utm_medium=email&utm_source=newsletter