Na manhã desta quarta-feira, 05, os coordenadores dos Núcleos da Associação Empresarial (Acisbs) receberam a consultora da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) Geovana Fusile, para falar do novo programa desenvolvido pela entidade o Al Invest 5.0.
Geovana explica que a Facisc foi uma das entidades contempladas pelo programa, que é coordenado pela Cainco, da Bolívia, que é um dos principais programas da União Europeia na América Latina. Teve início em 1994 como um programa que buscava atrair investimentos europeus para a América Latina. “É uma oportunidade para os núcleos darem um passo diferenciado, que é pensar em projetos de desenvolvimento empresarial” frisou.
O programa tem características de criar um só consórcio para a América Latina para impulsionar a produção das micro e pequenas empresas através das organizações empresariais. Nessa etapa 18 países estão sendo contemplados. Para a entrega dos resultados pactuados o projeto prevê a construção de metodologias em parceria com instituições nacionais e internacionais, que serão transferidas às Associações Empresariais com vistas para o desenvolvimento empresarial dos associados.
Coordenação de núcleos – também durante a reunião, os coordenadores iniciaram as discussões sobre o novo modelo para coordenação. A primeira sugestão é para que existam os cargos de coordenador, vice-coordenador, 1º secretário e 2º secretário. “A liderança do núcleo precisa ser constantemente trabalhada, para que quando chegar a hora de assumir, o empresário esteja disposto a contribuir com o grupo e principalmente, que queira assumir a função” destacou Geovana. A partir desse momento, a Acisbs já discute a coordenação dos núcleos, visto que, conforme regimento, os atuais coordenadores podem optar se querem continuar o trabalho por mais um ano ou se deixam o cargo. “Como a coordenação exige uma certa dedicação, nem sempre o empresário consegue continuar na função devido a compromissos profissionais” destacou a consultora da Acisbs, Mayana dos Anjos