Na quarta-feira à noite (5), no Centro Social Urbano, ocorreu a Reunião Ordinária do Conselho Local de Saúde do bairro Serra Alta. O evento contou com a participação do prefeito Magno Bollmann e do secretário de Saúde, doutor Manuel Del Olmo.
O encontro iniciou com a apresentação dos membros do conselho e da equipe da secretaria de Saúde, que puderam falar sobre suas respectivas atividades. Após, ocorreu a votação para mudança do Panzinho (pronto atendimento com horário estendido, de segunda à sexta, das 17h30 às 21 horas) do CAIC para o ESF 1. “Trouxemos essa decisão para que a comunidade possa votar e escolher o que é melhor para o bairro. Um dos motivos para a alteração de local foi a ameaça de morte contra a médica e a técnica de enfermagem, durante o atendimento no Panzinho. Inclusive tivemos que solicitar ao guarda da escola do CAIC para que monitorasse aquele local durante o horário dos serviços. Outro motivo é por ser mais próximo dos demais moradores, contemplando todo o bairro de Serra Alta”, explicou a diretora do departamento de Atenção à Saúde, Etiane Ploszai Linzmeyer.
Após as explicações, por unanimidade, os presentes votaram favoráveis a alteração do local para atendimento. Ficando, para daqui a aproximadamente 15 dias, o atendimento noturno do Panzinho para o ESF 1. A alteração será amplamente divulgada.
Os trabalhos - O secretário de Saúde, doutor Manuel Del Olmo, aproveitou para conversar com os moradores sobre o andamento das atividades. “Contamos hoje com 21 unidades de Saúde e estamos com a falta de nove profissionais médicos para essas unidades. Isso é devido a médico que se aposenta ou vai morar em outra cidade. Estamos trabalhando para que o quadro fique completo, fazendo um processo seletivo para contratação dos médicos”, explicou.
O secretário falou ainda sobre a fila de espera para exames e cirurgias, citando como exemplo os 306 olhos que aguardam para cirurgia de catarata. “O primeiro passo foi dado hoje (quarta-feira), onde a secretaria de Saúde, através de convênio com o Estado, encaminhou 20 pessoas para Joinville para a realização dos exames e consultas preparatórios para as cirurgias. Nesta quinta-feira (6) serão mais 32 pacientes encaminhados”, contou.
O prefeito Magno Bollmann agradeceu a presença de todos e destacou a importância das reuniões dos conselhos locais de saúde para a comunidade. “Hoje foi uma prova do quanto às reuniões são fundamentais para a democracia. Vocês votaram sobre a alteração de atendimento do CAIC para o ESF 1, em favor de uma comunidade toda. Esses encontros são importantes para que vocês possam reivindicar melhorias e também servem para saberem o andamento dos trabalhos na Saúde”, disse.
Presentes – Participaram também da reunião, da secretaria de Saúde a diretora do departamento de Atenção à Saúde, Etiane Ploszai Linzmeyer, o diretor administrativo, Nilso Agostinho Cabral, e a coordenadora das unidades de Saúde, Suzieli Lamin. Da secretaria de Assistência Social, a diretora de Proteção Social Básica, Karina Alice Kindler. Além dos vereadores Fernando Viliczinski e Jaime Pedro Ferreira de Lima.