Esta semana está sendo mais do que especial para um grupo de 52 pessoas que sofrem com a doença de catarata.
A Secretaria Municipal de Saúde, através de convênio com o Estado, está encaminhando um grupo de 52 pacientes para a realização dos exames e consultas preparatórios para as cirurgias de catarata.
Conforme comenta o secretário de saúde Dr. Manuel Del Olmo, “até o mês de março nós tínhamos na fila de espera, represados, um total de 306 olhos necessitando passar por cirurgia. Este convênio com o Estado nos ajudará a amenizar o problema em boa parte ao longo deste ano, mas ainda teremos que trabalhar mais para zerarmos a fila represada”, disse.
A responsável pelo encaminhamento dos pacientes com cataratas na Secretaria de Saúde, Elsina Nehls, comentou que o município aderiu ao Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas que está atendendo as cirurgias de catarata por serem estas as mais graves neste momento.
Desta forma, o município, através da Secretaria da Saúde, efetuou um Pacto com o Hospital Bethesda de Joinville. Assim, os pacientes são encaminhados para o Banco de Olhos de Joinville, onde os exames e consultas pré-operatórias são realizadas e, posteriormente são encaminhados ao Hospital Bethesda onde as cirurgias serão realizadas.
O custo para o município referente aos exames e consultas para estes 52 pacientes totalizará R$ 3.162,64. Já o custo com as cirurgias será contemplado no convênio com o Estado.
O secretário de Saúde explicou ainda que para este primeiro trimestre o município foi contemplado com 65 autorizações, e que durante os meses de abril e maio todos estes pacientes serão atendidos.
Para os demais trimestres ao longo do ano, o número de autorizações ainda será verificado.
Vale destacar que cada autorização é equivalente a cirurgia em um olho, pois como há situações em que o paciente necessita somente da cirurgia em um olho, e outras em que os dois olhos devem ser operados, a fila é totalizada pela quantidade de olhos que necessitam do tratamento.
Nesta quarta-feira (5) foram levados para Joinville 20 pacientes, e amanhã, dia 6, serão mais 32 pacientes.