As edições de 2017 dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos terão uma novidade que há muito tempo era aguardada pela comunidade escolar: a inclusão da luta olímpica. A iniciativa terá parceria entre a Fesporte, organizadora do evento, e a Federação Catarinense de Wrestling (luta em inglês).
As lutas já serão válidas para as etapas estaduais que serão realizadas em São Bento do Sul, na faixa etária de 12 a 14 anos (no período de 28 de junho a 2 de julho), e em Curitibanos, entre os dias 6 a 10 de setembro, que inclui atletas de 15 a 17 anos.
De acordo com Talita Rosa Giongo, presidente da federação esportiva, a luta olímpica tem cerca de 200 praticantes em Santa Catarina, em sete núcleos: Florianópolis, Garopaba, Tubarão, Cocal do Sul, Blumenau, Gaspar e Lontras. Diz ainda que os atletas mais qualificados estão na faixa acima dos 17 anos, portanto será necessário realizar um trabalho de difusão da modalidade para a descoberta de campeões na faixa escolar dos Jesc.