Para ampliar as ações do projeto Produtor de Água da Microbacia do Rio Vermelho nos municípios de São Bento do Sul e Campo Alegre, o Governo do Estado abriu uma licitação para contratação de empresa de consultoria técnica. As propostas devem ser entregues até dia 17 de maio no site: www.portaldecompras.sc.gov.br/?lstOrgaos=2700 .
O programa Produtor de Água é desenvolvido pela parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), com foco no estímulo à política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) voltados à proteção hídrica. “O programa é desenvolvido em São Bento do Sul desde 2011 e, com os resultados positivos, queremos estender a ação e fomentar novas iniciativas”, explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.
O trabalho da consultoria técnica deverá contemplar um diagnóstico socioambiental da microbacia, que inclui modelagens ambientais, mapeamento de atores e perfil socioeconômico, além de planos de monitoramento, comunicação e ação. Os resultados deste estudo servirão de base para a definição de áreas prioritárias para ações de conservação e de restauração na microbacia, contribuindo para a melhoria da qualidade e disponibilidade de água para o abastecimento público na região. O valor máximo para as propostas é de R$ 416 mil, valor disponibilizado pelo convênio da SDS e ANA firmado no fim de 2016.