Um grupo envolvendo os vários setores da Prefeitura de Rio Negrinho será criado nos próximos dias, e terá o objetivo de criar um Plano de Contingência para casos de desastres naturais na cidade. A coordenação será da Defesa Civil e a necessidade deste plano ocorreu durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, na sala de reuniões da Prefeitura. A reunião contou com a presença do prefeito Julio Ronconi e seu vice Beto Albuquerque, secretários municipais, e do coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Antonio Edival Pereira.
Durante a reunião, Edival apresentou um panorama geral da Defesa Civil no Estado, as ações realizadas e a legislação que trata do tema e como os municípios devem agir em caso de catástrofes naturais. “É necessário seguir alguns procedimentos”, explicou o coordenador, ressaltando a importância do órgão nos municípios, principalmente nos casos de calamidade. “Se não formos bons, nosso povo padece”, destacou ele.
Para o prefeito Julio Ronconi, é de fundamental importância a Defesa Civil, e inclusive o órgão está sendo adequado dentro daquilo que a legislação estabelece. O prefeito também determinou já durante a reunião a criação de um grupo de trabalho para a elaboração de um Plano de Contingência para o município. “Isto é prioritário e devemos providenciá-lo o quanto antes”, destacou Julio.
Durante sua apresentação, Edival também falou das ações estaduais que a Defesa Civil vem realizando, e que auxiliarão os municípios na prevenção dos desastres. Ele citou que até o final do ano, Santa Catarina atingirá a marca de 100% de cobertura do seu território com radares meteorológicos. Para complementar o trabalho do radar de Lontras, já em atividade, será inaugurada outra unidade nos mesmos moldes em Chapecó em maio. E um terceiro radar, este móvel, será entregue para a região do Sul do estado em julho deste ano. Os radares vão abastecer a Defesa Civil com dados precisos para embasar decisões estratégicas de prevenção, inclusive envolvendo as barragens que receberam melhorias.
Entre abril e setembro, também devem ser inaugurados 20 centros de operação regional e salas de situação, distribuídos em cidades estratégicas de diferentes regiões catarinenses. E em outubro, o novo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que está sendo construído em Florianópolis.
Colegiado
Rio Negrinho também foi sede na manhã desta sexta-feira da Reunião de Colegiado Regional da Defesa Civil, reunindo os órgãos locais das cidades que compõem a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). A abertura foi conduzida por Julio Ronconi, que também é o presidente da Amunesc.