Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Protesto marca reunião sobre penitenciária

Terça, 21 de março de 2017

 

Protesto marca reunião sobre penitenciária

Apresentado ontem à tarde, projeto divide opiniões entre os moradores. 

Laguna

Em meio a protestos pacíficos, o Conselho de Desenvolvimento Municipal de Laguna fez ontem uma reunião extraordinária para discutir a proposta de implantação de uma penitenciária industrial no município. O secretário adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, foi quem representou o governo na apresentação do projeto, no lugar da titular da pasta, Ada de Luca.

A reunião começou por volta das 15 horas no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Centro. Com cartazes, apitos e palavras de ordem, moradores compareceram em frente ao local do encontro para se manifestar contra a proposta. Em um dos momentos eles gritavam “Laguna unida jamais será vencida”. Alguns deles puderam entrar no auditório e, também lá dentro, houve protestos.

Na avaliação do presidente do conselho, José Antônio da Silva Santos, o projeto foi bem apresentado, mas faltou mostrar quais seriam as contrapartidas socioambientais que a cidade teria, caso aceite a oferta avaliada em R$ 36 milhões. Ele acha que, como o Estado tem pressa, dificilmente a penitenciária será construída em Laguna, já que o munícipio ainda está no início das discussões e nem mesmo promoveu audiências públicas.

“Pela emergência da resposta que deve ser dada ao governo federal, ela deve ser erguida em São Bento do Sul, que já demonstrou interesse”, afirma. Santos diz que, no momento, no atual estágio dos debates, a maior parte da população é contra a penitenciária. “É preciso discutir mais com a sociedade. Não foi o que ocorreu”, opina.

Ainda não ficou decidido onde a estrutura será erguida. Caso não seja em Laguna, o secretário de Estado informou que há recursos para outras penitenciárias. Com isso, o conselho pretende no futuro promover audiências públicas para tratar do tema e ouvir do governo qual seria o retorno para a cidade.

 

https://www.notisul.com.br/2017/03/21/protesto-marca-reuniao-sobre-penitenciaria/



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA