Como sempre defende o prefeito Magno Bollmann, “a alimentação de nossas crianças é prioridade. Por isso é nosso dever fornecer produtos de qualidade para a alimentação nas escolas”.
E seguindo esta premissa é que boa parte dos alimentos que seguem para a merenda escolar no município são produzidos aqui mesmo em São Bento do Sul, pelos produtores locais.
Quem faz o papel de organizar todo este fornecimento de alimentos produzidos no município pelos nossos produtores rurais é a APROSUL – Associação dos Produtores Rurais de São Bento do Sul, atualmente presidida por Braulio Ingo Muehlmann, também produtor local.
Acompanhamento - E para acompanhar o processo de classificação destes produtos para a merenda escolar, o prefeito Magno Bollmann, juntamente com o vice-prefeito e secretário de Agricultura Márcio Dreveck, estiveram na sede da APROSUL, antiga escola Emílio Ziemann, no bairro Rio Vermelho Povoado, na manhã desta segunda-feira (20).
Como disse o prefeito, “o que vimos lá foi um modelo de organização e respeito para com nossas crianças. Os produtos como repolho, tomates, cebola, cenoura, abobrinha, beterraba e banana são de ótima qualidade, muito bem cuidados e manejados, e a organização da equipe para separar e entregar os produtos em cada escola é um modelo”, concluiu Magno.
Produção garantida -Toda as segundas-feiras bem cedo os produtores levam seus produtos já selecionados para a APROSUL, onde são separados e pesados para que cada uma das 51 unidades escolares atendidas receba seus produtos para a merenda da semana.
Segundo o administrador da APROSUL Bernardo Becker, nesta época do ano são fornecidos para as escolas banana, tomate, repolho, beterraba, cenoura, pepino, abobrinha, pimentão e cebola, totalizando em média 4 toneladas de produtos toda semana, chegando a 16 toneladas por mês.
Conforme explicou, o trabalho através da APROSUL proporciona uma excelente condição aos produtores do município, pois havia pouca abertura no mercado para os produtores, e através da Associação, todos têm suas produções com venda garantida e com excelentes condições de preços, pois a merenda escolar proporciona um preço competitivo.
Conforme explicou o presidente da Associação Braulio Muehlmann, devido ao ótimo retorno, os próprios produtores vem procurando a APROSUL para participarem. “Há três anos participavam 6 produtores, e hoje já são 25”, disse Braulio, explicando que a alimentação escolar é o que vem fortalecendo a produção local. “Nós fornecemos somente produtos de primeira linha para a merenda, e é essa qualidade que fortaleceu nossa atividade e nos garantiu o fornecimento destes produtos”, disse.
Márcio Dreveck destacou a importância da Associação para os produtores, pois de forma organizada, os produtores fornecem os alimentos através da APROSUL para a merenda escolar e ganham com isso. “O trabalho através da Associação vem estimulando os nossos produtores, pois todos ganham e tem seus produtos com venda garantida, o que vem estimulando cada vez mais produtores a investirem no campo para fortalecer a agricultura em nosso município”, comentou.
Recursos - Somente para este ano estão sendo previstos mais de R$ 470.000,00 para a alimentação escolar. Os recursos são repassados pelo Governo Federal à Secretaria de Educação que administra o processo.
Ao final do ano, quando ocorre de haver sobra dos recursos, este é devolvido ao Governo Federal com a prestação de contas. “Este trabalho honesto que é realizado aqui no município nos assegura um investimento maior a cada ano, o que só fortalece a agricultura e nos incentiva a prosseguir com nossa atividade”, destacou Braulio.
Opinião dos produtores - Para os produtores Lauro Telma e Luciane Telma, que tem sua propriedade em Ponte dos Vieiras, a APROSUL fortaleceu muito a atividade.
O casal estava entregando repolho, tomate, e pimentão e fez questão de comentar que o fornecimento para a merenda escolar fortaleceu muito a atividade em sua propriedade.
Já o produtor do Rio Vermelho Povoado, Tiago Muehlmann, que estava entregando abobrinha, cenoura, repolho e beterraba também elogiou a melhora do trabalho através da Associação, comentando da segurança em fornecer seus produtos e com um retorno financeiro muito bom.