O interesse do grupo Havan em instalar uma loja em Mafra (SC) no ano de 2014, não deu certo e acabou se concretizando no município de Porto União (SC) em novembro daquele ano atraindo milhares de pessoas para contemplarem a inauguração da loja de 8 mil metros quadrados. Luciano Hang, presidente da Havan, tinha interesse em instalar a loja em Mafra, mas sem ter apoio de lideranças do município, os estudos de instalar uma loja na região passou ser priorizado para Rio Negro (PR).
E as razões para a Havan escolher Rio Negro são muito simples. A projeção de Rio Negro no cenário estadual e também no Planalto Norte de Santa Catarina, e por ser o município polo com maior população, hoje totalizando quase 90 mil habitantes (incluindo moradores de Mafra -RioMafra). Lojas de departamento trabalham com escala e a Havan é a maior do gênero no país: ter uma Havan em Rio Negro para abastecer a loja de Lages e Chapecó é um processo natural que vai baratear os seus custos.
Também cabe ressaltar que Rio Negro é muito atrativa para lojas de outros grupos grandes,como o Condor que já fez investidas no município a fim de encontrar uma área para instalação de um shopping.
Ao contrário do que ocorreu em 2014 em Mafra, quando houve pressão empresarial para que o projeto Havan não se concretizar-se, em Rio Negro a ação dessa natureza negativa não ocorreu.
http://www.sbcsul.com.br/noticias/conteudo/depois-de-ser-rejeitada-por-mafra-havan-abrira-em-rio-negro/16379