O escultor Henrique Paim, natural de Capinzal, no Oeste catarinense, foi selecionado para participar de uma competição de escultores na Rússia, em maio. O trabalho que desenvolve chamou atenção internacionalmente, já que as obras são feitas com motosserra na madeira.
"Vejo até como um presente de Deus. Eu aprendi sozinho, moro em cidade pequena, ter essa oportunidade de estar com esses artistas, que são reconhecidos, trabalham há anos com isso, é um prazer muito grande. Estou muito feliz por esse convite", disse o escultor.
A competição, chamada de Festival Lukomorye 2017, ocorre durante 10 dias e é organizada pela Associação Internacional de Eventos com Esculturas Monumentais (AIESM). Para pagar os custos da estadia no local, Paim está comercializando peças e fazendo rifas.
Henrique Paim usa motosserra para fazer esculturas em Xaxim (Foto: Reprodução/RBS TV)
O trabalho dele é minucioso e de reaproveitamento de madeiras. "Eu não gosto de prejudicar a natureza. A melhor saída que eu encontrei foi encontrar a madeira nos rios, lagos, madeira que cai nas fazendas, com essa madeira que eu trabalho. Nunca comprei madeira pra trabalhar", disse Paim.
As esculturas menores ele chega a fazer de um dia para o outro. As maiores, até um mês. O começo do trabalho, ele conta que foi por acaso. "Eu peguei um pedaço de canela velho, que tinha em casa, um motosserra pesadona, para construção, e fui fazendo. O material não era próprio, mas fiz pela minha intuição", lembra.
Artista de Xaxim faz esculturas dos mais diversos tipos e tamanhos. (Foto: Reprodução/RBS TV)