A gerência regional de Saúde de Canoinhas reuniu na tarde desta segunda, 13, na sala de reunião da prefeitura de Canoinhas, os gestores municipais de saúde para discutir o plano de ação da rede psicossocial da região do Planalto Norte, em vigor de 2014 a 2018.
Entre os assuntos abordados na reunião, foram discutidas a necessidade de ampliação de mais um CAPS – Centro de Atenção Psicossocial na região, a necessidade de implantar dois CAPS infantil e dois residenciais terapêuticos, além de mais dois CAPSad. “O CAPSad é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas”, destaca o gerente de Saúde, Antônio Gilberto de Carvalho. O público desse tipo de serviço são os adultos, mas também podem ser crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
“O objetivo da discussão do plano de rede de atenção psicossocial é proporcionar prevenção, promoção, qualidade de vida e a reinserção do paciente na sociedade, visto que o índice de suicídios na região é bastante grande”, finaliza Gilberto.