Hoje, terça-feira, dia 7, o rio-negrinhense Jorge Fonseca embarca rumo a Sarasota, na Flórida, onde participa do Panamericano de Paratriatlo, que acontece no dia 11 de março. E as expectativas são as melhores, até pelo próprio retrospecto de Jorge, que é o atual campeão panamericano em sua categoria e ficou em 5º no mundial de paratriatlo em 2016.
Para chegar na melhor forma na disputa nos Estados Unidos, Jorge vem treinando forte. Às terças e quintas ele segue para Joinville, onde intensifica os trabalhos com o técnico Ivan Razeira. Para o deslocamento, ele recebe apoio da Prefeitura de Rio Negrinho. Nos demais dias da semana, ele complementa o trabalho em Rio Negrinho, percorrendo médias de 350 quilômetros de bicicleta, correndo outros 40 quilômetros e nadando cerca de 10 quilômetros por semana.
Para Jorge, o apoio recebido da Prefeitura de Rio Negrinho é de grande importância. Nesta sexta-feira, ele esteve no Gabinete, onde foi recebido pelo prefeito Julio Ronconi e pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes, Manoel Alves Neto, o Maneco, que lhe desejaram sorte na competição. “O Jorge é um dos nossos talentos e que vem representando muito bem Rio Negrinho”, reconheceu Julio.
Para a prova na Flórida, Jorge integrará a seleção brasileira de paratriatlo, que custeará todas as suas despesas. Sua prova compreende 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e outros 5 quilômetros de corrida. Esta será a quarta participação do paratleta em um Panamericano. “Ano passado fui campeão também em Sarasota. Em 2014 fiquei em terceiro em Dallas (EUA) e em 2013 também fui terceiro em Vila Velha (Espírito Santo)”, conta o esportista. “Para essa prova, não vou dar menos que o meu limite”, arrematou ele, que atualmente é o quarto colocado no ranking mundial na sua categoria.