Na quinta-feira à tarde (2), no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Centenário, ocorreu uma reunião com os pais e ou responsáveis dos participantes do programa #aTuAção, o qual trabalha com jovens e adolescentes na faixa etária dos 14 aos 17 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidos pelos Cras do município.
Durante a reunião, a equipe responsável pelo projeto explicou aos pais e jovens os detalhes do programa. Os pais também assinaram a ficha de inscrição e a autorização dos filhos para a participação das atividades. “O cronograma inicia na segunda-feira (6), aqui mesmo no Cras. Serão 4 meses de atividades. De segunda a sexta-feira, das 14 às 16h30, os jovens terão aulas em diversos locais, contando com a estrutura e apoio dos parceiros do projeto”, explicou a psicóloga, Elisabeth Maria Nardelli de Oliveira.
Segundo ela, a adesão ao programa é voluntária, mas destacou a importância dos jovens se permitirem conhecer a ação. “Vocês conhecerão locais diferentes. Serão capacitados em cada um. É uma oportunidade de saberem o que o município oferta, além de terem todo o conhecimento para darem os próximos passos rumo ao futuro profissional. Exemplo disso são os cursos ofertados pela UDESC e IFC, onde vocês serão instruídos do passo a passo”, citou.
A psicóloga explicou também que os jovens durante as atividades nos locais serão acompanhados por uma responsável do Cras. “Vocês receberão o passe para o transporte e também alimentação. O que pedimos de vocês é o comprometimento nas atividades e a frequência escolar, a qual é requisito para a participação no programa”, explicou.
Parceiros - Ao todo, 40 jovens participarão do projeto. Durante os meses de atividades, eles participarão de oficinas e capacitações nos parceiros do programa, que são: Centro de Integração Empresa Escola – CIEE; Centro de recuperação Nova Esperança – CERENE; Corpo do Bombeiros; Delegacia de Polícia Civil; Fundação Municipal de Cultura; Fundação Municipal de Desportos; Instituto de Desenvolvimento Integral – IDI; Instituto Federal Catarinense – IFC; Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul- IT FETEP; Polícia Militar; Secretaria de Educação; Secretaria de Assistência Social; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI; e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.