O Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), elaborou programação com palestras e apresentações culturais em duas datas de março para comemorar os dez anos da sua criação como unidade em São Bento do Sul.
Nesta sexta-feira, 3, às 19h, no Centro Cultural Genésio Turek, a Orquestra Sinfônica São Bento do Sul e o Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann apresentarão um repertório musical popular para a comunidade.
Às 19h30, no mesmo local, haverá uma palestra da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) sobre ética, cidadania e sustentabilidade. Formada em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a senadora deixou o jornalismo depois de 40 anos no setor e foi eleita para o mandato em 2010.
Na próxima quarta-feira, 8, às 19h, também no Centro Cultural Genésio Turek, a programação prevê a apresentação do duo A Corda em Si, que lançou o segundo CD em 2014 e já fez shows em outros países da América do Sul. O repertório terá músicas de compositores consagrados como Elomar Figueira Melo, Dorival Caymmi e Caetano Veloso, além de canções autorais e brasileiras.
Às 19h30, o professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Josemar Soares, doutor em Filosofia do Direito, abordará o tema "Que sociedade é essa". Especialista em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia, o docente trabalha há dez anos com consultoria empresarial, principalmente com gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional e mapeamento cultural.
Histórico
Segundo o diretor-geral da Udesc Planalto Norte, Nilson Modro, a história do centro como unidade de ensino, tendo a identidade Ceplan, começou em 1º de março de 2007, com as primeiras matrículas nos cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis.
Além disso, em 23 de março daquele ano, os professores e servidores foram transferidos para a unidade de São Bento do Sul, que antes era vinculada ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville.
A Udesc Planalto Norte foi criada com base na vocação da região conhecida como polo moveleiro do Sul do Brasil. Com isso, em 1994, surgiu o curso de Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis, vinculado à Udesc Joinville.
Uma década depois, foi implantado o curso de Sistemas de Informação, também com foco em atender as demandas da economia regional.
Atualmente, a Udesc Planalto Norte oferece duas graduações, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica, para cerca de 600 alunos. A partir de 2018, o centro terá sua primeira pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Profissional em Engenharia e Gestão da Inovação.