Os 51 estabelecimentos municipais de ensino agora são pontos de coleta para arrecadação de lacres de latas de alumínio (refrigerantes, sucos e cervejas), os quais são trocados por cadeiras de rodas, beneficiando pessoas e entidades necessitadas. A ação é promovida pelo Rotary Club e a parceria foi firmada em reunião, na quinta-feira, (23), com o prefeito Magno Bollmann, secretária de EducaçãoRosemari Rosemari Strack Cândido, e representantes da entidade.
Através da campanha “Lacre Solidário”, para cada 90 Kg de lacres, o Rotary doa uma cadeira de rodas para entidades que necessitam. “A cada 140 garrafas pets, que equivalem a 90 kg do material, o fabricante fornece uma cadeira de rodas à Casa da Amizade e, consequentemente, à comunidade de nossa cidade. Atualmente, a Casa da Amizade é a principal fonte de oferta de banco ortopédico à comunidade, onde só em cadeiras de rodas temos uma demanda média mensal de 6 pessoas que necessitam deste equipamento, devido a problemas de mobilidade temporária ou permanente causados por acidentes e doenças”, explica a presidente da Casa da Amizade, Francine Daumann.
Com a parceria firmada entre Prefeitura e o Rotary, a expectativa é pelo aumento na coleta dos lacres. “A campanha proporciona que a própria população auxilie na arrecadação dos lacres, que por sua vez serão destinados à Casa da Amizade e trocados por cadeiras de rodas. A participação de toda a comunidade é vital para o sucesso do projeto, para isso, guarde todos os lacres de alumínio e entregue nos pontos de coleta identificados com os cartazes do projeto”, comenta a presidente.
Para o prefeito Magno Bollmann, a parceria oportuniza desenvolver no município a cultura de sustentabilidade através da reciclagem. “Mas, acima de tudo, de cidadania, tendo em vista que será um trabalho contínuo feito a várias mãos, onde a união do poder público, empresas privadas, entidades beneficentes e população potencializarão ainda mais os resultados que beneficiarão a própria comunidade”, falou.
Presentes – Participaram da reunião, o prefeito Magno Bollmann e a secretária de Educação, Rosemari Rosemari Strack Cândido, Francine Daumann, presidente da Casa da Amizade de São Bento do Sul, Rosi Weiss, associada da Casa da Amizade, Alexsandro Daumann, vice-presidente do Rotary Club de São Bento do Sul – Cidade dos Móveis, Lorena Daumann e Sandra Jelinsky, também do Rotary Cidade dos Móveis e Chair Distrital para Interact.
Doações - Além dos 51 estabelecimentos municipais de ensino, quem preferir pode levar os lacres diretamente na Casa da Amizade, situada na Rua Rosina D. Ziperer, nº 45 (rua do IGP). O atendimento é às quintas-feiras, das 14 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (47) 3633-4216 (somente no mesmo dia e horários).
O projeto conta ainda com o apoio e participação de todos os clubes de Rotary, Rotaract e Interact do município, e do SENAI, Colepack e Unimed.