A lógica divina é loucura para a nossa razão tão dominada pelasoberba. O evangelho de São Marcos nos traz como Deus pensa sobre o que é ser o melhor: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9, 35). Ou seja, temos que ser os melhores sim, mas em servir a família, em servir a nossa comunidade, em servir os colegas de trabalho, de escola, de cursinho… a palavra-chave é servir.
Pois quando servimos, nos despojamos do egoísmo latente em nós. Esquecemo-nos de nós mesmo e a prioridade passa a ser o outro. E foi exatamente o que Jesus fez na cruz. Ele abandonou-se por inteiro e se doou de corpo, alma e divindade para te dar a salvação. Jesus não fez isso por Ele, mas por você.
A vida dos mais diversos santos são repletas de serviço aos outros. Poderia citar vários, mas vou dar um exemplo bem recente: Santa Teresa de Calcutá. Esta santa, canonizada no ano passado, fez de sua vida um modelo de amor e doação pelos mais pobres. Na Índia, onde viveu longos anos, não lhe importava se o necessitado era hindu, cristão, budista… ela enxergava nele o próprio Cristo. Para ela: “Mãos que servem são mais santas que lábios que rezam.”
O tempo quaresmal que se aproxima é o momento ideal para fazermos penitência, jejum e oração. E o que te proponho é exatamente isso: a enxergar nos irmãos mais carentes o Cristo e servi-los como se servíssemos a Deus. Não precisa ir longe, olhe para o seu bairro, quais são os necessitados que lá vivem? Na sua cidade tem asilo? Faça uma visita, nem que seja de meia hora. Tem um orfanato? Visite, o melhor presente que essas crianças poderiam receber é o seu sorriso. Ofereça-se para ajudar pessoas com alguma dificuldade. Ajude alguém a atravessar a rua, a carregar alguma coisa, a limpar. a arrumar… ajude nos afazeres de casa! Doe-se! Faz bem para todos e santifica a nossa alma!
Que esta quaresma nos doemos assim como Jesus se doou por nós! Estaremos juntos em oração e penitência!