A equipe de basquete de São Bento do Sul iniciou, na semana passada, as atividades com as turmas de iniciação para crianças de ambos os sexos com faixa etária de 10 a 12 anos, as chamadas “Escolinhas”.
A ASBB/FMD, filiada na FCB, participa do projeto “Basquete para o Amanhã”, que é apoiado pela Trimania Cap e em parceria com as direções das escolas da rede municipal, e oportuniza a prática do basquete no município. Desta forma, os polos possuem material como bolas, coletes, cones e mini tabelas que são adequados para a faixa etária das crianças.
Entre os principais objetivos das escolinhas de basquete destaca-se o de desenvolver valores sociais como companheirismo, solidariedade, responsabilidade, perseverança, honestidade e cidadania, bem como detectar talentos para participarem da equipe competitiva da cidade.
Além dos treinos, as crianças participam de festivais locais e regionais e de competições oficiais nas categorias Sub 12 e sub 13, ou seja, para crianças nascidas em 2004, 2005, 2006 e 2007 promovidos pela LNB (Liga Norte de Basketball) e FCB (Federação Catarinense de Basketball).
Há três polos em atividade: na EBM Osny Vasconcelos, no bairro Progresso, às segundas e quintas-feiras das 17h15 às 18h30; Na EBM Presidente Castelo Branco, no bairro 25 de Julho, às terças e quartas-feiras das 17h15 às 18h30. Em ambas o professor Gilmar Cirino Andalício é o treinador; E no Ginásio de Esportes Annes Gualberto, às terças e quintas-feiras das 13h15 às 15 horas, sob a orientação do professor Ismael Rodrigues Conde.
As inscrições são gratuitas, diretamente com os treinadores nos respectivos horários e permanecem abertas durante todo ano para as escolas da rede pública. As turmas são mistas, pois os exercícios são de fundamentos no nível de aprendizagem que na sua maioria tem a realização de forma individualizada.