Buscando planejar a readequação e a ampliação de sua estrutura física, o Hospital e Maternidade Sagrada Família iniciou o desenvolvimento do plano diretor. Para executá-lo, foi criado um grupo de trabalho interno e contratada a Madrigano Consultoria e Arquitetura Hospitalar, empresa de Blumenau especializada e com experiência comprovada em instituições hospitalares.
Nos próximos meses, serão realizados encontros para diagnosticar a situação presente, analisar as demandas atuais e encontrar alternativas viáveis para a readequação e modernização das atuais instalações. Serão analisadas as possibilidades de ampliação do espaço físico, com a construção de um edifício anexo ou até mesmo a mudança do hospital para uma nova área.
“Nossa meta é implantar novas especialidades e serviços médicos, modernizar e ampliar os equipamentos, tornando a estrutura mais adequada às necessidades de São Bento do Sul e região. Queremos que o Hospital seja mais resolutivo e ágil, com atendimento humano e seguro, e de forma sustentável, garantindo o seu permanece desenvolvimento”, destaca o diretor executivo corporativo, Fernando Castanheira.
Com este plano diretor será possível estabelecer padrões para a adequação e modernização da instituição de saúde e para o enquadramento dos recursos físicos e tecnológicos à medicina contemporânea e às novas determinações da Anvisa. O grupo de trabalho é formado pela diretoria, gerência administrativa, diretoria clínica e técnica e também as áreas financeira, enfermagem, farmácia, assistencial e engenharia clínica.
RECURSOS
Estudos preliminares indicam que serão necessários aproximadamente R$ 15 milhões para reformar e ampliar a estrutura do Hospital e Maternidade Sagrada Família. A busca por recursos já está sendo iniciada através de contatos com órgãos públicos vinculados aos governos estadual e federal. “A nossa comunidade também será envolvida, através das entidades empresariais, clubes de serviço e sociedade civil. Juntos conseguiremos tornar o Sagrada Família um hospital de referência”, aposta o gestor administrativo e financeiro Renato Figueiredo.