Começou o Campeonato Catarinense e a Copa do Contestado de Velocross 2017. São Bento do Sul foi o palco da primeira etapa. Cerca de 300 pilotos participaram. O forte torneio de Santa Catarina atrai competidores de outros estados. Tanto que quem mais brilhou foi um paranaense. Rodrigo Taborda venceu as duas principais categorias, VX1 e VX2.
Outro piloto do Paraná, Rafael da Silva Faria, não levou a VX1 de seu conterrâneo por muito pouco, a disputa foi alucinante. Porém, na categoria Nacional 230cc Pro, Faria conseguiu a vitória. Na Força Livre Nacional, outro paranaense alcançou o topo do pódio: Deivid Souza, que imprimiu um forte ritmo do início ao fim da prova.
Cerca de 300 piloto participaram da etapa de abertura.
Entre os veteranos, Fabiano Barg voltou ao certame depois de anos de ausência. O piloto mostrou que estava fazendo falta e não levou a vitória por pouco. Barg ficou com o 2º lugar. Bom para Leandro Matos Lemos que saiu vitorioso na categoria, a VX3 Especial.
O campeão catarinense de 2016, Lucas Gadotti, acabou tendo uma prova abaixo do que geralmente faz. Na VX2 ficou com a 2ª posição. Na principal categoria foi apenas 5º. Óbvio que estar entre os cinco melhores da VX1 é um mérito tremendo, mas de Gadotti se espera ainda mais.
Na VX3 Nacional, Volnei da Fonseca foi o grande vencedor. Alex Pena Pains ficou com a 2ª colocação. Ramisses Gonçalves completou o pódio. Regis Zonta, em 4º e Itamar Rodeski Bourscheidt, em 5º, apareceram na sequência.
O presidente da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), Marisérgio Kons, comenta a etapa de abertura do estadual. “Avalio muito positivamente a abertura da temporada de velocross, nós tivemos um grande número de pilotos inscritos e as provas foram excelentes. Apesar da chuva, nós conseguimos realizar todas as baterias. Penso que estamos no caminho certo, pois no motociclismo, o velocross está crescendo muito e temos de aproveitar isso. Com os pilotos acreditando na FCM, creio que continuaremos tendo um bom grid como o apresentado em São Bento do Sul, nas próximas etapas”.
São Bento do Sul recebeu a primeira etapa do Campeonato Catarinense, no último final de semana
O organizador do evento, Lui Fietz, também faz uma avaliação positiva da abertura do torneio. “Foi muito bacana, o nível estava fortíssimo. Nós tínhamos 10 pilotos em nível de Brasileiro e penso que superamos todas as expectativas. A chuva tirou um pouco o brilho das corridas, dos pegas das baterias finais, mas mesmo assim o público prestigiou, ficou abaixo de chuva, o que me surpreendeu. Nós como organizadores estamos muito felizes, pois fazemos isso por amor ao esporte, é trabalhoso, mas o resultado foi muito bom”.
A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Velocross acontece em Papanduva, nos dias 18 e 19 de março.
Confira os cinco melhores de algumas das principais categorias
VX1
1º Rodrigo Taborda
2º Rafael da Silva Faria
3º Leandro Matos Lemos
4º Luiz Henrique Zimmermann
5º Lucas Agostini Gadotti
VX2
1º Rodrigo Taborda
2º Lucas Agostini Gadotti
3º Jacson Keil
4º Gilmar Longen Junior
5º Matheus Zolet
VX3 Especial
1º Leandro Matos Lemos
2º Fabiano Barg
3º Elvis Augusto Schmitz
4º Braz dos Santos
5º Eduardo Appel
VX3 Nacional
1º Volnei da Fonseca
2º Alex Pena Pains
3º Ramisses Gonçalves
4º Regis Zonta
5º Itamar Rodeski Bourscheidt
http://santaradical.com.br/primeira-etapa-do-campeonato-catarinense-de-velocross-reune-300-pilotos-em-sao-bento-do-sul/