Quinze projetos culturais vão percorrer as cidades de Santa Catarina de forma gratuita em 2017. São nove espetáculos e seis exposições de arte dentro do EmCenaCatarina, Circuito Sesc de Música, Baú de Histórias e Rede Sesc de Galerias. Serão 408 apresentações de graça, em formato de mostras, com debates entre público e artistas.
Segundo o Serviço Social do Comércio (Sesc), para o EmCenaCatarina, foram selecionados três projetos de Florianópolis: “A Luva e a Pedra”, do Grupo Teatro em Trâmite, o espetáculo de dança contemporânea “Recluso”, de Diogo Vaz Franco, e a performance em dança “O pior de mim”, de Mônica Siedler. As apresentações gratuitas serão de 3 de abril a 8 de agosto.
Música
Em 2017, Circuito Sesc de Música completa 15 anos e, neste ano, contemplou os shows “Raiz Forte”, de Ana Paula da Silva, de Joinville e “Miragem - Performance de Música Eletrônica Orgânica”, de Diogo de Haro, de Florianópolis.
Haverá ainda um terceiro projeto, que será escolhido pela Unidade Sesc de cada cidade, em formato de minifestivais. Esta ação chegará a 25 cidades, de 19 de junho a 21 de outubro, com apresentações gratuitas, durante três dias consecutivos.
Contação de histórias
O projeto Baú de Histórias é direcionado a crianças e adolescentes e terá apresentações de 13 de março a 13 de outubro. Serão quatro espetáculos de contação de histórias em 33 cidades: "Histórias à Brasileira”, de Vinícius Mazzon, de Curitiba, “Cirandinha”, de Nana Toledo, de Blumenau, “Bibliobike”, de Camila Miotto, de Chapecó, e “Bichos, Cantos e Encantos”, de Toni Edson, de Maceió.
Mostras
A Rede Sesc de Galerias recebeu 38 propostas de exposições. Destas, a curadoria selecionou seis projetos para mostras temporárias nas galerias do Sesc em Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages e São Bento do Sul.
Foram selecionados “Biblioteca errante”, de Márcia Cardeal, de Brusque, para as galerias de Lages e Joaçaba; “Cavalos”, de Giba Duarte, de Florianópolis, será exposta em Joaçaba e Itajaí; “Interior”, uma criação coletiva, para exposição em Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.
“Máquinas de Guerra”, de Rosangela Becker, de Criciúma, abrirá em São Bento do Sul e Lages; “Obscena”, de Iam Campigotto, de Florianópolis, em Joinville e Itajaí; e “Partilha da Imagem”, de Tirotti, de Joinville, em Joinville e Jaraguá do Sul.
Outros detalhes sobre a programação podem ser consultados no site do Sesc.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2017/02/15-projetos-culturais-gratuitos-percorrem-cidades-de-sc-em-2017.html