Dez prefeitos da região Norte de Santa Catarina participaram da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Joinville, que ocorreu na tarde desta segunda-feira na cidade.
O superintendente da região metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, apresentou o Estatuto da Metrópole e discutiu as vantagens e desvantagens da aprovação da implantação da região metropolitana de Joinville.
Se criada, as cidades passam a contar com organização, planejamento e execução de funções públicas de interesse comum de forma integrada, além de promover uma governança interfederativa com o governo do Estado.
Segundo Taniguchi, os prefeitos demonstraram entusiasmo para criar uma agenda de discussões sobre a definição da área territorial que corresponderia a uma região metropolitana, tendo em vista as questões de meio ambiente.
Vantagens
Um dos benefícios à população seria a mobilidade: com a implantação da região metropolitana, diminuiriam as tarifas de ônibus que circulam na região, facilitando o acesso das pessoas que ultrapassam os limites do município todos os dias para trabalhar em empresas de outra cidade. O caso é muito comum entre Joinville e Araquari, as duas cidades que apresentam mais viabilidade para este tipo de projeto.
Presença
Compareceram à reunião os prefeitos de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, São João Itaperiú, São Bento do Sul e da cidade-sede em caso de metropolização, Joinville. Secretários regionais de Joinville, Mafra e São Bento e os deputados estaduais Dalmo Claro, Darci de Matos e Kennedy Nunes também estavam presentes.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/01/prefeitos-de-dez-municipios-avaliam-implantacao-de-regiao-metropolitana-9705868.html