Na manhã desta terça-feira (31) o prefeito Magno Bollmann participou de uma reunião para tratar da regionalização do turismo envolvendo os municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá e Rio Negrinho, municípios estes que por sua vez integram o Consórcio Intermunicipal Quiriri.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk; a chefe de Turismo e turismóloga Luizada Silva; Marília Scheffen, Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município de Campo Alegre; Jaqueline Schuhmacher – Coordenadora de Turismo de Campo Alegre; Juliano Millnitz - Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá e Valéria A. de Oliveira – Coordenadora de Turismo em Corupá; além da Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Leoni Fuerst; e dos representantes da ASBCICLO Cleiton M. Dias e Herberth Sprotte.
O tema principal da reunião foi a regionalização do turismo com um trabalho em conjunto envolvendo os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Quiriri.
O prefeito Magno Bollmann em sua participação destacou a força que se conquista trabalhando em conjunto. Magno citou o modelo do cicloturismo, dizendo que é muito organizado e forte. “O turismo é universal, é uma indústria sem chaminé, e o turismo não para. Cada município deve procurar seu potencial para desenvolvermos juntos, e assim seremos fortes no turismo”, disse o prefeito.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, destacou que a reunião entre os municípios vem de encontro com o pensamento atual da gestão. Adelino destacou a importância de se trabalhar em conjunto, promovendo a integração dos municípios e o apoio da iniciativa privada, citando como exemplo de modelo os municípios gaúchos de Nova Petrópolis, Gramado e Canela, que juntos formaram uma potência para o turismo.
“Nós temos aqui uma grande oportunidade para a nossa região. Precisamos pensar em ações de divulgação fora daqui e de forma integrada, de um mapa conjunto de turismo envolvendo os quatro municípios, aí sim teremos o marketing turístico, pois a integração é um passo fundamental para o trabalho de divulgação”, disse.
Exemplo positivo - Leoni Fuerst, do Consórcio Quiriri citou como exemplo bem sucedido de integração o projeto do Cicloturismo, que após licitação foi gerido por uma associação e de forma organizada beneficiou o turismo da região.
“Hoje temos estrutura de turismo para atender este público crescente, além do mercado que se criou em torno desta oportunidade, com várias lojas especializadas de bicicletas e oficinas que se instalaram aqui”, disse.
Conforme explanou Leoni, o Consórcio Quiriri é uma ferramenta que os municípios podem utilizar fortemente para diversas ações do turismo, é um instrumento para potencializar os projetos dos municípios.
Os municípios debateram ideias como roteiros turísticos, união de forças para trazer cursos técnicos na área do turismo para a região, além de projetos em conjunto para capacitar os profissionais que atuam com o turismo nos quatro municípios.
A reunião foi considerada muito positiva e foi somente o primeiro de muitos encontros entre os municípios para realmente concretizar as ações integradas de turismo para a região.