Falta de emissão de cupom fiscal está entre irregularidades (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A Secretaria da Fazenda indentificou irregularidades fiscais em 850 estabelecimentos comerciais do estado. Foram vistoriados estabelecimentos nas regiões Norte, Sul, Vale do Itajaí e na capital, entre os dias 17 e 18 de janeiro.
Conforme a secretaria, entre as irregularidades estavam uso de equipamento de cartão com CNPJ diferente do do estabelecimento, falta de emissão de cupom fiscal, uso de calculadora eletrônica impressora no ponto de venda, além de falta de contribuição de ICMS.
A Fazenda emitiu Termos de Início de Fiscalização e cada empresa tem 30 dias para se regularizar, caso contrário receberá uma notificação. Casos mais graves foram considerados como infrações.
Segundo a Fazenda, 85% das lojas visitadas tinham irregularidades. A Fazenda informou que, apenas em 2016, já haviam sido verificados que mais de 4 mil contribuintes não apresentaram regularmente as informações relativas à venda por cartões.
As principais fraudes estão em empresas que são tributadas via Simples Nacional. As empresas identificadas perderão o benefício fiscal. A secretaria ainda pode verificar, em auditoria retroativa, os últimos cinco anos de atuação das empresas. A operação continua ao longo de 2017, capitaneada pela Gerência de Fiscalização.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2017/01/fazenda-encontra-irregularidades-em-850-estabelecimentos-de-sc.html