Cerca de 500 agricultores familiares das regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte e da Grande Florianópolis participam nesta quinta-feira, 15, em Itajaí da terceira etapa do Encontro Catarinense de Empreendedores do Programa SC Rural. O evento será durante a 3ª Mostra Catarinense de Tecnologias para a Agricultura de Pequena Escala (Agrotec) e reunirá agricultores associados de cooperativas, associações e agroindústrias coletivas beneficiados com projetos estruturantes ou ações do Programa SC Rural. O Encontro contará com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa.
Com início às 10h, a abertura do Encontro terá uma palestra do governador Colombo sobre a ?A importância dos empreendimentos da agricultura familiar de SC?. Na parte da tarde, outros dois palestrantes abordam aspectos do empreendedorismo rural: os professores da Udesc Eugenio e Gisele Merino palestram sobre ?Alternativas para agregar valor aos produtos e serviços da Agricultura Familiar?, e a segunda palestra, com o professor Giustino Tribuzi, da UFSC, discorrerá sobre ?Tendências mundiais, brasileiras e catarinenses para o setor de alimentos ? oportunidades para a agricultura familiar?. A programação também prevê apresentações de casos de sucesso.
O Encontro de Empreendedores do SC Rural em Itajaí termina uma série de eventos que foram realizados desde junho em Chapecó e Criciúma focados na troca de conhecimentos e de tecnologias sobre empreendedorismo rural no segmento da agricultura familiar.
Programa SC Rural
O Programa SC Rural nasceu em 2011 e termina em junho de 2017, é executado pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários. Os empreendimentos apoiados abrangem atividades agrícolas ou não agrícolas (como o turismo rural) por meio de projetos de caráter estruturante, de melhorias de sistemas produtivos ou planos de negócios, além de outras ações implementadas por cooperativas e associações de agricultores familiares.
O SC Rural é coordenado pela Secretaria da Agricultura e da Pesca e, por envolver atividades multissetoriais, é executado por diversas instituições: Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Secretaria de Infraestrutura.