Cinco startups catarinenses estão participando, desde o dia 27 de agosto, do AdMaCom (Advanced Materials Competition), programa de aceleração de empresas organizado pela rede Inam (Innovation Network Advanced Materials) e promovido durante seis semanas em Berlim, na Alemanha.
O caminho para a participação das empresas catarinenses no projeto começou a ser trilhado em 2015 com o contato que a Secretaria de de Estado Assuntos Internacionais fez com a Berlim Partner para reforçar o acordo de cooperação entre a entidade alemã, a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e a Fundação Certi.
Estas conversas foram intensificadas pela Fapesc e pela Fundação Certi com a Berlin Partner no Encontro Econômico Brasil-Alemanha promovido no ano passado em Joinville.
A Secretaria de Assuntos Internacionais do governo catarinense recebeu na semana passada o feedback da participação das empresas catarinenses no AdMaCom pelo Dr. Danny Krautz, gerente de projetos ópticos da Berlin Partner, entidade participante da rede Inam.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria catarinense, Krautz comentou que "as startups catarinenses chegaram ao programa bem preparadas e já iniciaram discussões com grandes empresas que acompanham o programa, como a LG e a Osram".
As startups que estão participando do programa de aceleração na Alemanha são a Due Laser, empresa de Palhoça que participou do Sinapse da Inovação e que produz impressoras de corte e marcação a laser; a PackID, de Chapecó, empresa do Sinapse da Inovação que atua com rastreamento inteligente de embalagens; a NanoScoping, de Florianópolis, empresa que integrou o Sinapse da Inovação e que oferece soluções em nanotecnologia; a Alkimat, de São José, que faz parte da Inaitec e que oferece soluções a partir do uso do laser; e a Etax, de São Bento do Sul, que atua no mercado de etiquetas e rótulos para impressão.
Confira, abaixo, mais fotos das empresas catarinenses no programa de aceleração AdMaCom em Berlim:
http://ndonline.com.br/joinville/coluna/alessandra-ogeda/startups-catarinenses-participam-de-programa-na-alemanha