A Superintendência Regional da Receita Federal responsável por Santa Catarina e pelo Paraná começou a enviar ontem (06/09), pelos Correios, avisos para os contribuintes que estão na malha fina, ou seja, para quem apresentou alguma inconsistência nos dados informados na Declaração do IRPF 2016.
Em Santa Catarina, 11.543 contribuintes vão receber a correspondência da Receita Federal. O objetivo do aviso, segundo a própria Receita, é "alertar esses contribuintes e oferecer-lhes a chance de autorregularização por meio de retificação à declaração".
De acordo com a Receita, foram detectadas 13.020 inconsistências feitas pelos contribuintes de Santa Catarina - este número é maior do que o número de contribuintes que serão avisados por correspondência porque algumas declarações apresentaram mais de um tipo de problema.
O principal erro dos contribuintes do Estado é a omissão do rendimento do titular da declaração ou do dependente dele, fator que corresponde a 85,46% do total de problemas identificados pela Receita. O segundo problema mais frequente é a divergência do valor do IRRF (Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), que representa 8,01% do total das inconsistências.
A Receita Federal informa que os contribuintes que receberem o aviso pelos Correios não devem procurar o atendimento presencial nas unidades do órgão federal porque, neste momento, a regularização da declaração só pode ser feita pela internet mediante a entrega de declaração retificadora ou do procedimento de retificação online.
http://ndonline.com.br/florianopolis/coluna/alessandra-ogeda/receita-federal-envia-alerta-para-11-5-mil-contribuintes-em-santa-catarina