Em Santa Catarina, mais de 2,8 mil vereadores deverão ser eleitos ou reeleitos no dia 2 de outubro. O cargo de vereador não tem limite de mandatos em sequência, ou seja, o político pode se reeleger por quantas vezes quiser.
Por isso,a renovação das Câmaras depende muito dos eleitores, que devem buscar o máximo de informações antes de decidir o seu voto.
– O vereador é a base da cadeia alimentar na política porque é ele que deve ter contato diário e direto com a população, deve estar na comunidade, no bairro, ouvindo o povo que o escolheu como representante. Cabe ao vereador principal-mente fiscalizar, auxiliar e cobrar as ações do governo – explica o advogado da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Augusto José Vanderlinde.
Funções do vereador eleito:
– Fiscalizar e cobrar ações do governo.
– Verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura para a promoção do bem-estar da população.
– Elaborar projetos de leis municipais para serem aprovadas na Assembleia Legislativa.
– Solicitar ao prefeito informações sobre a administração da cidade, sempre que julgar necessário.
– Dialogar com a comunidade e representar os anseios do povo na Câmara.
SOBRE A CAMPANHA
A campanha multimídia Vote Consciente é uma iniciativa liderada pelo Diário Catarinense e pela OAB Santa Catarina, com a adesão dos demais veículos da RBS no Estado, e que tem o objetivo de alertar o eleitor catarinense sobre o papel decisivo de cada um na decisão que sai das urnas.
Com a proximidade de mais uma eleição municipal, em 2 de outubro deste ano, a campanha bate forte na tecla da responsabilização do eleitor, convocando todos os cidadãos a refletirem sobre a maneira como encaram a política em suas cidades, no Estado e no país.
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/08/qual-a-funcao-dos-vereadores-7352887.html