Nesta sexta-feira (26), os chefes de cartórios das zonas eleitorais de Florianópolis (12ª, 13ª, 100ª e 101ª) participaram de uma reunião com a Polícia Militar para a realização do alinhamento das ações que serão executadas para a segurança do pleito. O objetivo do encontro foi prevenir e controlar a ocorrência de desordem e crimes no dia das eleições, como boca de urna, compra de votos e transporte de eleitores.
Segundo a chefe da 13ª Zona Eleitoral, Ana Claudia Furtado Vidal, o propósito da reunião é repetir o sucesso da segurança do último pleito eleitoral. “A Polícia Militar vem realizando um trabalho de excelência nas eleições anteriores e, agora, mostrou-se novamente disponível, para que seja efetiva a segurança no dia da votação e na véspera. ”
Outras questões sobre a logística do dia do pleito foram debatidas no encontro, como a segurança nos locais de entrega das urnas e o controle do trânsito de carros da Justiça Eleitoral perto do cartório. Além disso, os locais de votação com maior risco e vulnerabilidade serão mapeados, para que a Polícia Militar possa dar mais atenção a esses endereços. Nos demais locais de votação, a PM realizará rondas periódicas durante todo o dia.
A orientação do TRE-SC é que reuniões, como a que aconteceu na Capital, sejam realizadas nas demais zonas eleitorais do Estado, para que o pleito aconteça de forma tranquila e segura para os eleitores. Além disso, no dia das eleições, cada cartório de Santa Catarina terá um “oficial de ligação” à disposição do juiz eleitoral. Esses oficiais facilitarão o contato entre a Justiça Eleitoral e os policiais que estarão atuando efetivamente no pleito.
O Comandante da 1ª Região da Polícia Militar, Renato Cruz Júnior, destacou a importância da participação dos policiais no pleito. “A exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, a Polícia Militar vai atuar de maneira preventiva, com a finalidade de facilitar que os eleitores exerçam o seu direito constitucional. ”
O encontro aconteceu no cartório eleitoral da Capital, às 15h, e contou também com a participação da juíza eleitoral da 13ª ZE, Denise Helena Schild de Oliveira, da promotora da 12ª ZE, Sonia Maria Demeda Groisman Piardi, do tenente-coronel do 4° Batalhão, Marcelo Pontes, e do tenente-coronel da 1ª Região, Rudney Medeiros.