Fundação BB participa de celebração que vai dar início à revitalização de Biblioteca Lúdica e Interativa no Centro de Educação Amiguinho Feliz
Nesta sexta-feira (26), às vésperas do Dia Nacional do Voluntariado, a Fundação BB assina e oficializa o convênio que vai dar início às obras para a reestruturação da Biblioteca Lúdica e Interativa no Centro de Educação Amiguinho Feliz, em Blumenau (SC).
A data comemorativa do próximo domingo, dia 28, relembra a importância de desenvolvermos uma atividade em prol do próximo.“A gente acha que para ser voluntário precisa mover meio mundo. Mas, não. Às vezes é mais simples do que a gente imagina”, explica o funcionário da agência do Banco do Brasil em Blumenau (SC), Guilherme Piske, que atua na entidade, distante apenas 500 metros do seu local de trabalho.
O Centro de Educação Amiguinho Feliz oferece educação infantil em período integral para crianças de até 6 anos e apoio escolar no contra turno das aulas para as de 6 a 12 anos. Ao todo, o centro atende 180 alunos e desenvolve atividades de educação, saúde, lazer, arte e cultura enquanto os pais trabalham e geram renda familiar. O acolhimento reduz a situação de vulnerabilidade social e promove melhoria na qualidade de vida dessas famílias.
Foi ali que Guilherme e mais 13 colegas, reunidos em equipe, encontraram uma oportunidade de desenvolver um trabalho voluntário. “A história deles mexeu com a gente”, destacou outra integrante da equipe Marineusa Sutter.
Além das doações pessoais que os funcionários já faziam à entidade, eles desenvolveram uma ação maior, concretizada com o Projeto Voluntários BB/FBB. O projeto prevê a revitalização de um antigo espaço de leitura. Com investimento social de cerca de R$44 mil da Fundação Banco do Brasil, o local vai ser reformado e vai receber instalação de piso, pintura, móveis e cerca de 120 livros novos. A intenção é promover o enriquecimento pedagógico e cultural das crianças e estimular o hábito da leitura.
“Esse espaço vai ser importante para o desenvolvimento das atividades que desenvolvemos na entidade. É lá que procuramos estimular o repertório cultural das crianças, com a promoção da criatividade, estímulo à leitura e a interação com a literatura”, destacou Josiane Carvalho, orientadora pedagógica do Centro de Educação Amiguinho Feliz.
"Ser voluntário e desenvolver essa ação nos trouxe o espirito de coletividade. A equipe passou a pensar diferente depois do Amiguinho Feliz. Ele nos trouxe uma sensação de familiaridade entre os colegas de trabalho”, concluiu o funcionário do BB Carlos Eduardo Pitz.
O projeto Voluntários BB/FBB tem como objetivo apoiar ações sociais e ambientais desenvolvidas por instituições sem fins lucrativos, com iniciativas de inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental e educação.