Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Recentemente premiada, pesquisa em SC indica avanço no diagnóstico e tratamento de Alzheimer

Quinta, 25 de agosto de 2016

 
Recentemente premiada, pesquisa em SC indica avanço no diagnóstico e tratamento de Alzheimer 0/GE Healthcare

"O grande avanço do estudo foi mostrar que esta proteína possui um papel importante tanto no início quanto em fases tardias da doença", avalia Maíra Bicca, responsável pelo estudo

Foto: 0 / GE Healthcare

Mais de 36 milhões pessoas são afetadas pela doença de Alzheimerno mundo e estima-se que, até 2030, outras 66 milhões serão atingidas, de acordo com dados da Federação Internacional da Doença de Alzheimer e Demências Relacionadas. Caracterizada como uma patologia neurodegenerativa, a enfermidade acomete principalmente pacientes idosos. A doença tem como principal diagnóstico a avaliação clínica de um médico, associada ao histórico do paciente e descarte de outros males possíveis.

Mas um novo começo para um possível diagnóstico precoce e um tratamento do Alzheimer pode estar a caminho. É o que indica o projeto ganhador do 20º Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida. Apresentado por Maíra Assunção Bicca, PhD em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o estudo é considerado um novo entendimento da iniciação e da progressão da doença.

— Por meio do meu estudo tive a oportunidade de confirmar a presença de uma proteína conhecida nos meios científicos como receptor TRPA1. Além de observamos a expressão desta proteína em modelos animais, também verificamos que ela está presente no encéfalo de pacientes que já desenvolveram a doença e, pode ser um dos grandes responsáveis pela propagação do problema — afirma Maíra.

 

Estudada frequentemente em processos inflamatórios e dolorosos, a presença dessa proteína já havia sido apresentada na medula espinhal, mas não na parte cerebral. A descoberta do elemento receptor nessa região do cérebro significou também o seuenvolvimento nos processos inflamatórios no encéfalo, que são determinantes para o avanço da doença de Alzheimer e contribuem para morte dos neurônios.

— O grande avanço do estudo foi mostrar que esta proteína possui um papel importante tanto no início quanto em fases tardias da doença —  destaca a pesquisadora.


O prêmio

Prêmio Jovem Talento em Ciências da Vida, patrocinado pela GE Healthcare e produzido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), tem como objetivo premiar jovens cientistas que estão contribuindo com pesquisas de assuntos de alta relevância para a sociedade.


— Essa premiação é uma oportunidade para os jovens multiplicarem suas experiências e melhorarem seus projetos, contribuindo para suas carreiras. Além disso, esse tipo de Prêmio ajuda a fomentar a pesquisa no País e abre portas para converter esse tipo de aprendizado em impactos diretos para a sociedade — destaca Gyvair Molinari, Diretor da GE Life Sciences. 

http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/08/recentemente-premiada-pesquisa-em-sc-indica-avanco-no-diagnostico-e-tratamento-de-alzheimer-7325505.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA