Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Gerência de Saúde realiza reunião com coordenadores do Programa de Controle da Dengue

Quarta, 17 de agosto de 2016

 

Foi realizada na sexta-feira, 12, pela Gerência Regional de Saúde de Canoinhas, reunião com os coordenadores do Programa de Controle da Dengue (PCD) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) para tratar de assuntos referentes a organização de atividades de rotina para próxima temporada quente, com objetivo de intensificar a prevenção e controle da dengue, Chikungunya e Zika.

A reunião, realizada na câmara de vereadores de Canoinhas, foi conduzida pela bióloga da vigilância epidemiológica do setor de Zoonoses e Entomologia da gerência regional de Canoinhas, Cristina Brandes Grosskopf. Participaram do encontro os representantes dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras. “A discussão dessas ações visam enfatizar o combate aos criadouros e as medidas de prevenção que devem ser transformadas em hábito por toda a população”, enfatiza Cristina.

O gerente de Saúde, Antônio Gilberto de Carvalho comenta que as ações para eliminar focos e, consequentemente, prevenir surtos da doença, dependem do empenho de toda a população e devem fazer parte da rotina. Em períodos de baixas temperaturas, como nos meses de inverno, a circulação de mosquitos é bastante reduzida. “No entanto, é preciso manter a atenção durante todo o ano para evitar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre do chikungunya e do zika vírus”, ressalta.

Os ovos dos mosquitos podem permanecer até um ano e meio fixados nas paredes internas de recipientes secos, à espera das condições ideais para proliferação.

Sobre a Dengue

O Aedes aegypti é um mosquito urbano, que tem hábitos domésticos. As ações para eliminar focos e, consequentemente, prevenir surtos da doença, dependem do empenho de toda a população e devem fazer parte da rotina, que pode significar 10 minutos da sua semana para procurar e eliminar possíveis focos de mosquito – caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, entre outros.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. A infecção pelo vírus dengue pode ser assintomática ou sintomática. Quando sintomática, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico, variando desde formas mais leves (oligossintomáticas) até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Todos os quatro sorotipos de vírus da dengue circulantes no mundo causam os mesmos sintomas, não sendo possível distingui-los somente pelo quadro clínico.

Municípios de SC infestados pelo mosquito

 

Atualmente há 49 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti: Anchieta, Balneário Camboriú, Bom Jesus, Caçador, Camboriú, Campo Erê, Catanduvas, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Joinville, Jupiá, Maravilha, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palma Sola, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, Porto União, Quilombo, São Bernardino, São Carlos,  São Domingos, São José, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Santo Amaro da Imperatriz, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA