
Um crematório de Santa Catarina fará uma ação diferente neste Dia dos Pais. Um artesão estará à disposição das famílias para transformar cinzas de pais cujos corpos foram cremados em pingentes de cristal. A ação é parte de um evento ecumênico em Balneário Camboriú.
“As pessoas gostam de colocar os pingentes em cordões ou colares para ter aquele que partiu sempre por perto”, contou o artesão Edson Gehrke. Esta será a primeira vez que Edson, que já atuou no Paraná, trabalha neste projeto em Santa Catarina.
Cinzas cristalizadas
Segundo o artesão, os modelos mais pedidos costumam ser em formato de coração, em vermelho, azul ou rosa, apesar de haver 30 opções em cores. Os bastões de cristais são derretidos a uma temperatura de 1.100°C. No material são incluídas as cinzas.
“Eu acho gratificante poder fazer uma pessoa feliz com um presente desses, que pode ser usado no pescoço ou até mantido em um espaço da casa. Para o pingente é usado apenas o equivalente a uma colherzinha de café com as cinzas”, explicou.

Homenagem
Cerca de 100 pessoas têm familiares na sala de memórias do Crematório Vaticano em Balneário Camboriú. Outras famílias clientes do local que mantêm as cinzas em casa também poderão levá-las até o evento e transformá-las gratuitamente em pingentes.
“Vemos que as pessoas gostam de ter uma referência para lembrar, achamos que o cristal pode ser um instrumento para isso”, disse Ronaldo de Souza, gerente do Crematório.
A partir das 8h deste domingo, o evento aberto à comunidade terá também soltura de balões, chuva de pétalas e revoada de pombos para expressar a saudade dos pais. “É uma forma de homenagear e manter viva a lembrança de quem amamos”, disse a diretora do crematório, Mylena Cooper.
