Foram quatro indicações para o executivo municipal apresentadas na sessão desta quarta-feira, 10, pelos vereadores mirins. Entre os pedidos estão conserto da pavimentação asfáltica na Rua Capitão Ernesto Nunes, no Centro, e a verificação, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), do redutor de velocidade na Rua Alberto Malschitzky, no bairro Progresso, do vereador mirim Thiago Baum; o pedido de manutenção da iluminação pública na Rua Emilio Engel pelo vereador Everton Santos Alves de Oliveira; e a criação do programa Adote um professor, da vereadora Vitória Rafaela Machado. Os vereadores Edimar Salomon e Peter Kneubuehler acompanharam a sessão.
Nesta sessão participaram os alunos do 6º ano da Escola Rodolfo Berti, do bairro Brasília. A vereadora mirim e estudante da escola, Joice Cardozo Pacher, na tribuna livre, fez um relato histórico da unidade, que iniciou suas atividades em setembro de 1983. Atualmente a escola possui 590 alunos no ensino fundamental, sendo 24 turmas no ensino regular e 128 alunos em período integral. “A escola trabalha pelo aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e o estímulo ao hábito do estudo diário. Assim como, incentiva o esporte, a cultura e a formação de valores” destacou a vereadora.
Adote um professor – o projeto de autoria da vereadora mirim, Vitória Rafaela Machado, tem o objetivo de fomentar parcerias junto às empresas do município para o custeio de uniformes e professores especializados para o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais junto à rede municipal de ensino. “Sabemos das dificuldades que os municípios enfrentam com a baixa arrecadação, assim uma das saídas é buscar por essas parcerias para investimentos em projetos culturais e esportivos por meio da dedução do imposto de renda e outras formas”, explicou a vereadora.