Presidente da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) garante que Santa Catarina é a melhor região do mundo para investimentos florestais
Jornalistas, empresários e profissionais ligados ao setor florestal estiveram reunidos com o presidente e representantes da diretoria da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), na ultima quinta feira (04). O encontro, chamado de Café com o Presidente, foi na sede da associação, na cidade de Lages (SC).
Segundo o presidente da ACR, Ali Abdul Ayoub, as melhores florestas de pinus do mundo estão em áreas catarinenses. “Temos as melhores florestas do mundo. Aqui estão as maiores taxas de produtividade. O potencial da indústria madeireira e florestal catarinense é fantástico e nosso objetivo é alavancar essa potencialidade”, afirmou Ayoub.
O diretor executivo da ACR, Mauro Murara Junior, lembrou que os números do II Anuário Estatístico de Base Florestal para o Estado de Santa Catarina, publicado pela ACR este ano, confirmam a observação do presidente da associação. “No Brasil, uma floresta de pinus cresce em média 25 a 35 metros cúbicos por hectare/ano. A média em Santa Catarina é 40% acima do índice nacional. Isso é reflexo, não só do material genético, mas de todo o trabalho desenvolvido em nosso estado nessa cultura, ao longo dos últimos 60 anos”, explicou o diretor executivo da ACR.
Dados de 2015 mostravam Santa Catarina com 660 mil hectares de florestas plantadas, de pinus e eucalipto. A estimativa atual é que somando com os pequenos produtores seja quase um milhão de hectares. “Queremos agregar valor ao que a gente já faz bem, para engrandecer o nosso estado e nosso país”, concluiu o presidente da ACR, Ali Abdul Ayoub.
Na próxima sexta feira (12) o Café com o Presidente será realizado na cidade de Canoinhas. Interessados em participar devem confirmar presença com Bruno Ferreira, pelo telefone (49) 3251-7300.
Meio Ambiente
Santa Catarina se destaca pela proteção de florestas nativas entre os estados brasileiros. Quase 31% da superfície do território catarinense está coberto com vegetação nativa. Proporcionalmente, com exceção do Amazonas, Santa Catarina é o estado que tem a maior área de mata nativa preservada.
Números do setor florestal em Santa Catarina
Sobre a ACR e o setor florestal catarinense
Fundada em 1975 a ACR tem sede em Lages e hoje congrega 35 das maiores e mais importantes empresas do segmento de base florestal que atuam em Santa Catarina.
Nosso estado se destaca pela produção de toras, que são utilizadas nos setores de papel e celulose, móveis, chapas de madeira reconstituída (MDF, MDP, BP e outras), madeira serrada e biomassa. A média anual da produção catarinense está em cerca de 29 milhões de metros cúbicos de toras, que representam 13% da produção nacional.
O setor de base florestal catarinense representa 33% da balança comercial e 40% do volume de produtos exportados pelo estado. É o 4º maior gerador de divisas (R$ 1,63 bilhão), ocupa a 2º posição no PIB de Santa Catarina e gera em torno de 90 mil empregos.
As empresas associadas à ACR são responsáveis por mais de 300 mil hectares de florestas plantadas e por aproximadamente 450 mil hectares de área protegida.
Conheça mais em nosso site: www.acr.org.br
Sobre o presidente
Ali Abdul Ayoub é diretor na WestRock Brasil. Formado em engenharia mecânica (UFSC), tem especialização em gerência de projetos (Fundação Getúlio Vargas); e em Papel e Celulose (Universidade Federal de Viçosa). Trabalhou na Trombini, entre 1991 e 1995 e depois na MWV Rigesa, atualmente incorporada pela WestRock.