Motivo de orgulho para todos os que moram em Florianópolis, a Barca dos Livros já foi eleita a melhor biblioteca comunitária do Brasil. A sede fica no bairro da Lagoa da Conceição, e possui o maior acervo infanto-juvenil de Santa Catarina. São mais de 10 mil livros catalogados e um premiado programa de incentivo à leitura. Conquistou vários prêmios dentro e fora do país, dentre eles o Viva Leitura, promovido pelos Ministérios da Cultura e da Educação e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos, em 2014.
Entre os vários projetos desenvolvidos pela Barca de Livros, um deles sempre me chamou muito a atenção, pela beleza e pelo inusitado: Os passeios de barco na Lagoa da Conceição, com livros, leituras, narração de histórias e música para crianças de todas as idades. Os passeios partem do trapiche, ao lado da ponte das Rendeiras, um programa imperdível e a preços bem acessíveis. Além disso, durante todo o ano são desenvolvidos projetos e cursos de contação de histórias, visitas às escolas, com sessões de leitura, saraus literários para adultos, encontro com autores e sessões de autógrafos, oficinas de escrita criativa para adolescentes e adultos, e muito mais.
Manter a biblioteca e todos os seus projetos funcionando só será possível se houver a colaboração da sociedade. Por isto, foi criada uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding ), via internet, onde cada um pode ajudar com a quantia desejada. Em ano de eleições, contribuir para manter a Barca dos Livros funcionando também pode ser uma bela ação de quem diz apostar na cultura e na educação. Para conhecer a campanha, basta acessar o site http://www.kickante.com.br/campanhas/campanha-barca-dos-livros.
DC