Santa Catarina deve receber a partir do dia 15 de agosto 37 novos profissionais do programa Mais Médicos, para repor quem se desligou do programa. Na região Oeste serão seis profissionais para cinco municípios: Saudades (2), Nova Erechim, Serra Alta, Xanxerê e Água Doce.
O programa tem grande auxílio para os municípios catarinenses pois são 572 profissionais em 217 cidades. No Oeste são 89 médicos em 56 municípios.
Em Saudades o secretário de Saúde José Ricardo Ternus explica que o programa representa uma economia de um milhão de reais em quatro anos. Isso representa mais de 5% do orçamento da secretaria, que é de R$ 4 milhões por ano. Com esse dinheiro dá para comprar remédio e outros materiais de atendimento.
O município tem três médicos próprios e quatro bancados pelo Governo Federal. Dois deles se desligaram no início do ano para especialização e serão repostos agora. Em virtude dessa baixa algumas pequenas cirurgias que não eram urgentes e visitas domiciliares foram adiadas. Devem ser retomadas com os novos profissionais.
DC