Após um mês, a equipe da Defesa Civil SC terminou o ciclo de visita aos locais das futuras instalações dos Centros Regionais. Na semana passada, a comitiva passou nos últimos municípios da agenda: Joaçaba, Concórdia, Caçador e Canoinhas. A vistoria foi necessária para avaliar os terrenos indicados e assim poder definir o espaço de implantação do Centro Regional. Foram visitadas 19 cidades sedes das coordenadorias regionais.
Em todas as cidades, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, acompanhado pela equipe técnica, explicou aos secretários executivos das ADRs a importância da implantação do Centro em cada município. Após as vistorias das áreas, o coordenador regional conversou com o responsável pelas instituições visitadas para viabilizar a instalação da estrutura.
Conforme o secretário de Estado, a próxima etapa é fazer a cessão de uso dos terrenos. “Dentro dessa primeira quinzena de agosto vamos finalizar a seleção dos locais e encaminhar a documentação necessária para fazer a sessão de uso”, explica Moratelli. Segundo ele, assim que essa fase terminar, a já começa a instalação estrutura básica para o Centro Regional no município.
Para o secretário, todos os lugares vistados superaram as expectativas. Ele explica que os Centros estarão em diversas instituições do Estado, como por exemplo, em secretarias de Educação e Segurança Pública, ADRs, além do próprio município. “Isso mostra como é a Defesa Civil de Santa Catarina. Não apenas como um órgão do Estado, e sim um sistema integrado de proteção de todo catarinense”, finaliza Moratelli.
Em Santa Catarina, 20 Centros Regionais serão construídos até maio de 2017. A estrutura de Florianópolis vai operar junto ao Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd).
oregionalsul